Governo do Pará impulsiona turismo e lazer com show do Guns N’ Roses no Mangueirão
Banda incluiu Belém na rota internacional de grandes turnês, consolidando o estádio, reinaugurado em 2023, como uma arena multiuso de megaeventos
Um público superior a 45 mil pessoas transformou o Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão, em palco de um espetáculo histórico na noite deste sábado (25). Pela primeira vez na capital paraense, a banda Guns N’ Roses incluiu Belém na rota internacional de grandes turnês, consolidando o estádio, reinaugurado em 2023, como uma arena multiuso apta a receber megaeventos culturais.
A apresentação marcou não apenas a estreia da banda no Pará, mas também o encerramento da etapa brasileira da turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things”. O show elevou o protagonismo de Belém no circuito global do entretenimento e reforçou o papel do Mangueirão como um dos principais equipamentos culturais e esportivos da região Norte.
“Esse é um marco para o esporte e o entretenimento no Pará. O Mangueirão é hoje uma arena moderna, preparada para receber grandes eventos e colocar Belém definitivamente no mapa das grandes produções nacionais e internacionais”, destacou Ana Paula Alves, titular da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).
Totalmente reconstruído e entregue pelo Governo do Pará em abril de 2023, o Mangueirão passou por uma modernização que o transformou em referência nacional em infraestrutura. Desde então, já sediou mais de 200 eventos esportivos, culturais e religiosos, além de integrar a Rota Turística do Futebol do Mercosul, iniciativa internacional coordenada pelo Brasil durante sua presidência no bloco sul-americano em 2025.
O espaço também recebeu partidas importantes, como jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 e a Supercopa do Brasil de 2025, além do evento ambiental “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, em 2025, e o Global Citizen Festival Amazônia com um público de mais de 50 mil pessoas.
A noite histórica, neste sábado, contou ainda com a abertura da banda brasileira Raimundos, que levou ao público clássicos do rock nacional como “Mulher de Fases”, “Eu Quero Ver o Oco” e “Puteiro em João Pessoa”. O grupo, que celebra 30 anos de carreira, subiu ao palco com sua formação atual e reforçou a energia do evento.
No repertório do Guns N’ Roses, sucessos que atravessam gerações dominaram o estádio, como “Sweet Child O’ Mine”, “Welcome to the Jungle”, “Paradise City” e “November Rain”, em uma performance que reuniu fãs de diversas regiões do país. A apresentação também marcou a estreia do baterista Isaac Carpenter na turnê, após a saída de Frank Ferrer.
A assistente social, Eleandra Sanches, ressaltou a experiência como única: “Esperei anos por esse momento. Ver o Guns aqui em Belém é algo que parecia impossível”, destacou.
O advogado Emivaldo Cardoso falou da emoção de estar no show: “A estrutura do Mangueirão surpreende. Foi tudo muito organizado e a energia do público fez a diferença", disse.
Já Islene Silva, destacou a emoção: “Estou muito animada por está vivendo isso, pode ser a única vez que eles estão no Pará, então vou aproveitar bastante esse momento histórico e o Mangueirão está lindo, tudo organizado e limpo”, destacou.
A passagem por Belém encerrou uma série de shows pelo Brasil, que incluiu cidades como Porto Alegre, São Paulo (no festival Monsters of Rock), São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e São Luís. O impacto foi além da música: a movimentação turística e econômica gerada pelo evento reforça o potencial da capital paraense como destino de grandes produções internacionais.
SEGURANÇA E TRÂNSITO
A operação de segurança e trânsito no Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão ocorreu de forma integrada e sem registros de ocorrências graves, garantindo tranquilidade ao público.
As ações começaram na sexta-feira (24), com reforço do policiamento no entorno e nas principais vias. No sábado (25), a abertura dos portões às 16h permitiu a entrada antecipada, evitando aglomerações.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, a operação mobilizou mais de 400 agentes, com apoio de 112 viaturas, 70 motocicletas e monitoramento por mais de 800 câmeras.
No trânsito, a pista do BRT na avenida Augusto Montenegro foi liberada de forma controlada, garantindo fluidez na chegada e na saída do público.
Mais do que um show, a noite no Mangueirão simboliza uma nova fase para Belém: a de cidade preparada para receber eventos de escala global, com estrutura, organização e público à altura dos maiores espetáculos do mundo.

