Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia garante assistência espiritual a pacientes internados

Unidade assegura o serviço de Capelania, isto é, ações que procuram colaborar com o bem-estar de pacientes, familiares e profissionais da saúde

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
21/06/2023 14h10

No Hospital Geral de Tailândia (HGT), o cuidado com a saúde dos pacientes inclui a consideração de um suporte espiritual. O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), da unidade hospitalar, garante o serviço de Capelinai, proporcionando assistência espiritual aos pacientes e seus familiares e ajudando-os a enfrentarem a doença com coragem e esperança.

As visitas dos assistentes espirituais credenciados no HGT, ocorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 15h às 16h, junto ao leito dos pacientes. Antes de iniciar as visitas, os capelães passam por um processo de integração e recebem treinamento adequado para desempenhar suas funções com sensibilidade e empatia, garantindo um ambiente acolhedor e respeitoso para todos.

Eliete Alves, representante da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), é uma das assistentes espirituais que oferecem atendimento na unidade hospitalar. Juntamente com outros membros de sua denominação, ela dedica-se a trazer apoio espiritual aos pacientes e familiares durante a internação.

"Me sinto verdadeiramente gratificada em realizar esse trabalho. Sempre que venho aqui trazer uma palavra de acolhimento para um paciente, sou profundamente impactada. Em algumas ocasiões, não quero nem ir embora do HGT, pois sou apaixonada por realizar essa linda tarefa. Falar com as pessoas e desempenhar esse trabalho é algo que me traz muita alegria. Só tenho a agradecer a Deus por essa oportunidade, pois Ele é quem abre as portas para que bênçãos como essa sejam realizadas", expressou.

Além das visitas nos leitos, a Capelania também promove momentos de oração coletiva, proporcionando um ambiente de união e fortalecimento espiritual para todos os que desejarem participar. A usuária Raimunda de Sousa, de 48 anos, compartilha sua experiência positiva com o atendimento da Capelania. Durante sua internação, ela teve a oportunidade de receber a visita dos capelães.

"Fico muito feliz por poder ter esses momentos de oração e agradecer a Deus pela vida, mesmo estando aqui no hospital. Muitos passam por momentos difíceis durante a internação, e ter esse projeto da Capelania ameniza um pouco essa experiência. Todo final da tarde, quando eles chegam ficamos felizes pela visita. Parabéns ao HGT por desenvolver projetos tão belos para que nós possamos nos sentires melhores” finalizou a usuária.

Elizabett Gomes, pedagoga e responsável pelo projeto da Capelania no HGT, descreve o impacto positivo que o serviço tem trazido para os pacientes e equipe hospitalar. “É gratificante ver o impacto positivo que o nosso serviço tem na vida dos pacientes atendidos. A inclusão da Capelania, dentro do ambiente hospitalar, traz conforto espiritual aos pacientes e suas famílias, têm sempre alguém para compartilhar seus medos, anseios e desilusões no período de internação. Contribui para a redução da duração da estadia do paciente, expressando percepções da qualidade do atendimento”, finalizou a profissional.

Dados - Em 2022, o HGT registrou mais de 4 mil internações, que incluíram pacientes de diferentes faixas etárias e condições de saúde, englobando internações pediátricas, cirúrgicas, médicas e obstétricas. Já em 2023, até a presente data, a unidade hospitalar já alcançou cerca de 2 mil internações.

Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço:
O HGT pertence ao Governo do Pará e é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.31210.

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT