Hospital Jean Bitar realiza mil cirurgias bariátricas pelo Programa "Obesidade Zero"
Atendimentos garantidos por equipe multidisciplinar garantem maior qualidade de vida, além de reintegração social e mais saúde às pessoas que se submetem ao procedimento
Lançado em setembro de 2020, pelo Governo do Pará, o Programa "Obesidade Zero" já alcançou, neste mês de junho, a marca histórica de mil procedimentos bariátricos realizados no Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém. A unidade da rede estadual de saúde presta serviços de média e alta complexidade e é referência no tratamento da obesidade e na realização de cirurgias bariátricas.
A paciente contemplada com a milésima cirurgia do Programa Obesidade do Governo do Pará, Maria Ediane Alves de Sousa, 43 anos, de Tailândia, município do nordeste paraense. Ela contou que sempre ouviu comentários preconceituosos e maldosos relacionados ao seu peso.
“Passei por muito sofrimento, venho sofrendo com dificuldade de locomoção e muitas situações envolvendo bullying há 20 anos. Não foi fácil passar tudo o que passei, mas hoje estou grata a Deus por ter feito a minha cirurgia bariátrica”.
O secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho, celebrou a marca alcançada pelo Programa Obesidade Zero: “Trata-se de um número muito especial, são mil pessoas transformadas por esse programa que é referência não só no nosso estado. Faremos o que for possível para continuarmos proporcionando essas revoluções tão importantes nas vidas dos usuários que buscam o "Obesidade Zero". Parabéns à equipe do programa”, destacou o titular da Sespa.
Para o diretor executivo do Hospital Jean Bitar, Giovani Merenda, a realização de mil cirurgias é especial, e o feito, que foi alcançado no dia 15 deste mês de junho, entrará para a história do Hospital Jean Bitar e do tratamento da obesidade por meio da cirurgia bariátrica no estado.
“É especial para o HJB, sobretudo para a população do Pará e para os usuários do SUS, em especial, os usuários atendidos no Jean Bitar, por meio do Programa Obesidade Zero, idealizado pelo governo do estado, por meio da Sespa. Muito nos orgulha pelo fato de o HJB fazer parte de um elenco de hospitais de todo o Brasil, que tem uma marca tão expressiva de cirurgias realizadas mensalmente, como é o caso do Hospital Jean Bitar. Queremos agradecer os nossos governantes, à Secretaria de Estado da Saúde e também a equipe de cirurgiões, e toda a equipe multiprofissional que atua aqui no Hospital Jean Bitar em prol dos usuários. Muito obrigado a todos, e parabéns”, destaca o gestor Giovani Merenda.
Para o cirurgião bariátrico responsável pela realização do procedimento, Carlos Armando Ribeiro dos Santos, a milésima cirurgia bariátrica, é mais que um número relevante, mostra o quanto o Programa Obesidade Zero conseguiu agregar saúde, qualidade de vida e reintegração social às pessoas que foram submetidas ao procedimento.
"Chegamos ao número de mil de vidas salvas pelo Programa Obesidade Zero. Não é o número em si que nos alegra. O que nos deixa felizes é saber que foram mil vidas transformadas com qualidade de vida, reintegração social e mais saúde. Isso é muito gratificante a todos nós da equipe multidisciplinar do HJB que trabalharam em todo o processo pré-operatório, até chegarmos a este dia. Agradecemos ao Governo do Pará por nos oportunizar isso. Estamos todos muito felizes e motivados para continuar transformando vidas por meio da cirurgia bariátrica", ressaltou o cirurgião bariátrico.
A paciente Maria Ediane contou que tentou desistir da cirurgia, mas agora pensa que fez o que tinha de fazer por ela mesma. “É muito gratificante saber que eu consegui realizar o meu sonho. Não é por estética que lutei tanto, mas por saúde. Então, tomei a iniciativa de mudar a minha situação. Hoje estou muito feliz por ter realizado o meu sonho de ser uma pessoa saudável. Por isso digo a quem está aguardando para fazer a sua cirurgia bariátrica, não desista, você também irá conseguir. No início, achei que nem fosse verdade, mas é verdade sim! A sua cirurgia também vai acontecer”,
Coordenador da equipe de cirurgia bariátrica do HJB, Carlos Armando Santos, também destaca a qualidade da atenção à saúde no hospital. “No HJB fazemos cirurgias bariátricas que estão dentro dos padrões de cirurgia segura, com material adequado. A preparação dos pacientes no pré-operatório é excelente, e os pacientes chegam em um ótimo estado, facilitando a cirurgia. Somado a isso, temos uma equipe experiente, o que melhora ainda mais os nossos resultados. Nossos resultados em relação à morbimortalidade refletem uma taxa baixa de complicações, comparáveis a grandes centros de cirurgia bariátrica”.
Transformando vidas - Renny Marcelli da Silva Barros, 35 anos, uma das pacientes que tiveram a vida mudada pelo Programa Obesidade Zero, relata como era a sua vida antes da cirurgia. "Antes da realização da cirurgia, vivi momentos de tensão, ansiedade e tristeza, principalmente por ter ficado tanto tempo de lado, ao ponto de não gostar do que via no espelho e não conseguir mais me amar. As dificuldades eram inúmeras, desde a falta de disposição até a fadiga eterna que me consumia. Me sentia verdadeiramente triste e desmotivada", relembrou.
Sobre a fase pré-operatória, a usuária falou que foi primordial no seu tratamento, o fato de ter sido bem acolhida e cuidada pela equipe multidisciplinar do HJB. "Obtive todos os esclarecimentos que busquei e me sentia certa do que queria e precisava, de acordo com cada etapa. Fui muito bem atendida. Cada profissional deixou sua marca positiva na minha jornada. A equipe multidisciplinar é essencial para que tudo ocorra de forma leve.
“Agora, a minha nova vida é incrível. É uma nova vida. A cirurgia me devolveu o bem estar, a força, a vontade de ser melhor e de ir além. Me amo por completo. Tenho disposição para tudo! Estou me transformando numa amante de musculação e amando os resultados. A mudança é vista a olho nu por todos que me conhecem. Essa iniciativa do Hospital Jean Bitar é incrível, transformou a minha história e vida, assim como de outras mulheres e homens. Eu sou eternamente grata. Gratidão por cada anjo que encontrei no HJB” , reconhece Marcelli.
Texto de Joelza Silva / Ascom HJB