Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

HRPA promove ação para divulgar projeto que auxilia colaboradores a deixar de fumar

Em iniciativa, implementada em 2022, colaboradores recebem folhetos informativos, orientações de saúde, além de apoio medicamentoso e terapêutico para abandonar o tabagismo

Por Governo do Pará (SECOM)
20/06/2023 13h15

O Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), localizado em Redenção, na região de integração do Araguaia, realizou ações, desenvolvidas pelas equipes da Medicina do Trabalho, voltadas para os colaboradores da unidade com o objetivo de alertá-los para os riscos que o uso do cigarro provoca. Durante as atividades, os trabalhadores receberam folhetos informativos, orientações de saúde e convites para participar do projeto desenvolvido para auxiliar o colaborador que queira parar de fumar.

A colaboradora Nayane de Souza já participa do projeto há mais de um ano e conta que foi com a ajuda dele que conseguiu largar o cigarro. “Estava trabalhando em um dia normal e a enfermeira do trabalho me falou que teria uma palestra sobre tabagismo e se eu gostaria de participar, foi aí que comecei a fazer parte do grupo e desde então, consegui parar. Já estou há um ano e quatro meses sem fumar, e sei que sozinha não iria conseguir”, contou, animada.

Nayane também explica que é acompanhada sempre pelos profissionais de saúde e que recebeu os remédios e adesivos que ajudam a controlar as crises de abstinência. “O humor muda muito, por isso, continuo no processo de manutenção devido à abstinência que sentimos ao parar de fumar. As enfermeiras ficam nos acompanhando abastecendo com a medicação e adesivo, e temos um grupo do WhatsApp para dar apoio. Espero que outros trabalhadores possam se sentir incentivados a participar desse projeto”, disse.

O projeto foi implementado no hospital em 2022. O HRPA é um hospital do Governo do Estado administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC) que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Débora Barbosa/Ascom HRPA