Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA

Adepará apreende 150 kg de carne imprópria para consumo em Abaetetuba

Mercadoria seguia sem refrigeração adequada e sem documentação sanitária. A ação contou com a parceria da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). 

Por Ivana Barreto (EMATER)
15/06/2023 16h47

Em trabalho de rotina para inibir a venda de produtos impróprios para o consumo, fiscais estaduais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) encontraram 150 kg de carne sendo transportada sem refrigeração apropriada e sem a documentação sanitária. A mercadoria foi apreendida, na noite de quarta-feira (14), durante fiscalização volante no posto localizado no município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins. A ação contou com a parceria da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). 

"A carcaça apreendida apresentava péssimas condições de transporte, sem refrigeração e sem documento sanitário que comprovaria a segurança alimentar do produto em questão”, pontuou o fiscal agropecuário e gerente de trânsito Paulo Bastos. 

O produto estava sendo transportado em veículo inadequado e armazenado sem refrigeração adequada, o que gera riscos à saúde do consumidor, a carga foi apreendida e o condutor encaminhado para a Delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência. A carga foi considerada imprópria e destruída, após todos os procedimentos sanitários.

Paulo destaca a importância para a saúde da população todo o trabalho de fiscalização realizado pela Agência de Defesa. 

“As equipes de fiscalização volante das unidades da Adepará são qualificadas para identificar esse tipo de irregularidade em suas operações de rotina, e a retirada de circulação desse tipo de produto visa proteger a população de sérios riscos que o consumo gera à saúde”. 

A Agência de Defesa Agropecuária ressalta que qualquer produto de origem animal que não apresentar os selos de inspeção sanitária que garantem a qualidade do produto, e são concedidos pela Adepará, e outras instituições oficiais de inspeção, são considerados impróprios para o consumo.