No mês de maio, mais de 10 mil doadores participam de gesto solidário e doam sangue ao Hemopa
Crescimento no volume de captações ajudará a salvar a vida de 33.532 pacientes em hospitais públicos e privados do Pará
A participação solidária de voluntários levou a Fundação Hemopa a registrar um aumento no comparecimento de doadores no mês de maio: 10.320 deles foram até o hemocentro, o que representa um volume de 8.383 bolsas de sangue captadas no período. Em abril, o número de comparecimentos foi de 9.984 doadores, com 8.383 bolsas coletadas.
O crescimento nas doações resultará no atendimento de mais de 33.500 pacientes dos hospitais públicos e privados do Pará.
A estudante Bruna Pantoja, 19 anos, compareceu à Fundação para realizar a sua primeira doação de sangue motivada pela Liga de Cardiologia da universidade onde estuda.
“Eu achei muito legal todo o suporte da Fundação. A equipe é muito calorosa, então, me senti muito tranquila para realizar minha primeira doação. O maior incentivo é a pessoa estar realmente disposta a ajudar, não é preciso se preocupar com o tempo, pois a coleta é muito rápida, e o prazer de ajudar a salvar vidas é muito maior que qualquer empecilho”, afirmou.
O ato de doar sangue é também um gesto que pode ser estimulado por amigos e familiares próximos, como é o caso da estudante do curso de Bombeiro Civil Maira Marques. Segundo Maira, a mãe e todos os tios são doadores voluntários, e a doação de sangue sempre despertou vontade e curiosidade nela.
“É minha primeira doação, e o meu sentimento hoje é de gratidão. Ajudar e amar o próximo é fundamental, e o ato de doação é um lindo ato de amor. A mensagem de incentivo que eu deixo é ‘doe sangue, doe amor’, pois aqui você está doando amor ao seu próximo”, relatou. A estudante conta que o reforço para a doação veio por meio de um convite do professor do curso.
Serviço: A sede do Hemopa fica localizada na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Texto: Ascom Hemopa com informações de Caio Brandão