Projeto da rede de ensino pública conscientiza alunos para educação ambiental
Escola Estadual Cordeiro de Farias desenvolve iniciativas junto aos alunos e pretende se tornar uma referência em práticas sustentáveis no ensino público
Estudantes da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, criam mudas para plantas a partir de garrafas petsPara promover a consciência ambiental entre os alunos e a comunidade escolar, a Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, desenvolveu o projeto “Escola a Caminho da Sustentabilidade”, que tem como objetivo ampliar e fortalecer as práticas sustentáveis, além de tornar a escola uma referência em sustentabilidade, servindo de modelo para outras instituições de ensino. A unidade foi uma das escolas que conquistaram certificado da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pelas práticas ambientais realizadas entre os alunos, durante o lançamento da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, nesta segunda-feira (5), em Belém.
Dentre as principais ações realizadas pela escola está a implantação de um corredor verde, construído com módulos verticais feitos com garrafas pets, a criação de uma horta com pneus e o manejo de resíduos orgânicos, como folhas e outros para um sistema agroflorestal já implantado na escola.
O estudante Caio Vinícius de Oliveira é aluno do 7º ano, e destacou a satisfação em participar da iniciativa. “Estou gostando muito das aulas do projeto, estão me ensinando a cuidar das plantas e do meio ambiente. Já até ajudo minha madrinha a plantar nossos cactus em casa”, disse entusiasmado.
Na capital paraense, no laboratório da Escola Cordeiro de Farias, alunos têm aulas de boas práticas ambientais As ações buscam melhorar a qualidade do ambiente escolar, e, também, promover a conscientização dos alunos sobre a importância da conservação ambiental, da redução do descarte inadequado e do reaproveitamento de materiais.
A aluna Ana Clara Mafra, cursa o 7º ano e avalia o projeto como muito positivo para o aprendizado e conscientização ambiental dos alunos. “As aulas práticas do projeto são muito interessantes pois nos fazem olhar os resíduos sólidos e o meio ambiente de outra forma. Assim como estamos aprendendo, podemos também ensinar os outros, até pensando nas gerações futuras”, declarou.
Escola montou mostra com a produção de culturas desenvolvidas na unidade em evento pelo Dia Mundial do Meio AmbienteNa manhã da última segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a escola participou, no Hangar Centro de Convenções, do lançamento da “Política Pública de Educação para o Meio Ambiente”. A unidade montou uma exposição do seu projeto “Escola a Caminho da Sustentabilidade”.
O professor Augusto César Silva, coordenador do projeto, ressaltou que a ideia é tornar a Escola Estadual Cordeiro de Farias uma referência em práticas sustentáveis dentro da rede, por meio das ações e projetos já estabelecidos.
Escola ’Cordeiro de Farias’ apresentou resultados do projeto “Escola a Caminho da Sustentabilidade”, no Hangar, em BelémOs estudantes expuseram os trabalhos durante o lançamento da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, na segunda-feira (5), no Hangar - Centro de Convenções, e receberam o reconhecimento da Seduc. “Buscamos liderar pelo exemplo e inspirar outras instituições. Com novas parcerias estratégicas e o envolvimento da comunidade, esperamos fortalecer o movimento em favor da sustentabilidade”, afirmou o professor Augusto César.
Texto de Clayton Santos / Ascom Seduc