Na Marambaia, escola celebra aniversário com mostra de linguagens artísticas
Apresentações de música e danças regionais embalaram a comemoração de 44 anos de fundação da Escola Estadual Professor Temístocles de Araújo
Em comemoração aos 44 anos de fundação, a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Professor Temístocles de Araújo realizou, nesta quarta-feira (31), a Mostra Cultural de Linguagens, onde os alunos participaram de palestras e encenações artísticas. Durante a programação, os estudantes tiveram a oportunidade de prestigiar apresentações de música e danças regionais.
A ação foi realizada pela equipe de Linguagens e suas Tecnologias da escola, com objetivo de atender aos requisitos do Novo Ensino Médio no segmento Formação para o Mundo do Trabalho, que abrange o Projeto Integrado de Ensino.
Professor de biologia e diretor da escola Temístocles de Araújo há treze anos, Gedi Gomes falou sobre a importância do momento, destacando a presença dos alunos e professores da unidade. “Estamos aqui para lembrar que no dia 31 de maio de 1978, a escola Temístocles foi fundada e, portanto, nós completamos hoje 45 anos de existência. Neste momento, lembrando ainda da importância pelo sentimento de manter vivo o ideal de uma instituição de formação básica, que prepara o estudante muito mais do que os exames internos e externos. Nós temos como objetivo dessa escola formar o estudante para a vida”, disse Gedi.
O diretor destacou os atrativos da escola, falando da infraestrutura que a mesma oferece e da satisfação que os docentes sentem ao verem os seus alunos sonhando e construindo uma sociedade saudável. “Então, todo esse sentimento vivo em nós, dentro desta instituição de formação básica, se concretiza pelos resultados exitosos dos nossos estudantes que concluem essa etapa tão importante de suas vidas acadêmicas, garantindo a sua escolarização e, com isso, nós nos sentimos felizes de vê-los realizar seus sonhos e entrar para a universidade”, finalizou Gedi.
O neto caçula do professor Temístocles Araújo, Henrique Araújo, também falou sobre as comemorações, e do convite que recebeu do diretor da escola para participar do evento. “Pra nós, isso aí foi assim, um grande achado em saber que não foi perdida a memória do meu avô. O meu avô se encantou pela educação, ele, mesmo viúvo, casou com o magistério até o fim da vida, ensinando a tudo e a todos e o legado dele pra nós foi o caminho pra educação”, disse Henrique. “Não existe atalho, só a educação te leva ao seu sonho desejado, se emancipa na educação, qualidade de vida, enfim, ajudando todos aqueles levando a palavra”, completou ele.
A programação contou ainda com a participação da banda da Guarda Municipal de Belém, e concurso de danças regionais como brega, tecnobrega e carimbó, além do show de 'guitarradaa' de Félix Lobato.
Texto de Igor Lopes (Estagiário / Ascom Seduc, com supervisão de Bruno Magno)