Regional de Castanhal fica em primeiro lugar na captação de bolsas de sangue entre todas as unidades
HRPC sensibilizou mais de 70 pessoas para doação de sangue, e repôs 58 bolsas para o Hemopa. Em junho, unidade irá promover o III Mutirão de Doação de Sangue.
O mês de abril foi marcado pela generosidade para o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), localizado na região de integração do Guamá: nesse período, o HRPC sensibilizou mais de 70 pessoas para doação de sangue, e repôs 58 bolsas para a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), ultrapassando a meta estabelecida, que é de 50% das bolsas utilizadas, e alcançando o primeiro lugar na captação entre todas as unidades regionais. Esse quantitativo foi o maior atingido pela instituição.
“Estamos desenvolvendo importantes ações para captação de doadores de sangue aqui no HRPC. Com o aumento dos atendimentos, a demanda de hemocomponentes também cresce, por isso, é cada vez mais importante captarmos doadores”, falou Renata Coutinho, diretora técnica do Hospital Regional de Castanhal.
A expectativa é que o número de doações continue crescendo. No próximo mês, o hospital promoverá o III Mutirão de Doação de Sangue, em parceria com o Hemopa, que prevê a realização de 200 coletas. Vale lembrar que uma doação pode salvar até quatro vidas.
Como doar sangue?
Faça também parte dessa rede do bem. Em Castanhal, os doadores podem procurar o hemocentro da cidade, que fica localizado na Rua Quincas Nascimento, 521 - Saudade I.
Em Belém, a doação pode ser feita na sede do Hemopa, à R. dos Caripunas, 2109 - Batista Campos.
Quem pode doar sangue:
Pessoas que pesam mais de 50 quilos, em bom estado de saúde, que estejam sem sintomas de gripe/resfriado nos últimos 10 dias. O doador deve ter em mãos documento de identificação original com foto.
Texto: Débora Barbosa/Ascom Aselc