Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Estado e Câmara de Belém se unem para reconstruir sede do parlamento municipal

A obra representa um investimento de R$ 18,1 milhões, e deverá ser realizada durante 12 meses

Por Carol Menezes (SECOM)
23/05/2023 18h38

Governador Helder Barbalho ao lado do presidente da Câmara, vereador John Wayne, após a assinatura da Ordem de ServiçoO prédio–sede da Câmara Municipal de Belém, no bairro do Marco, passará por total reconstrução. O governador Helder Barbalho assinou na tarde desta terça-feira (23), a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras, orçadas em R$ 18,1 milhões, que deverão ser realizadas por um período de 12 meses. Todo o trabalho será executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

O governador afirmou que a parceria entre as gestões estadual e municipal reforça a importância do parlamento para uma sociedade representada, e para que esta representação reverbere em mais qualidade de vida para a população. "Este momento é muito importante no sentido de garantir um Poder Legislativo fortalecido, com acessibilidade, melhoramento do espaço de trabalho - seja para os colaboradores, seja para os cidadãos que recorrem à Câmara para reivindicar seus direitos, seja para os servidores do órgão", ressaltou Helder Barbalho.

Atual presidente da CMB, o vereador John Wayne, reforçou que essas intervenções reforçarão também a autoestima dos 35 vereadores. "O governador mostra uma grande sensibilidade com a casa do povo, a fim de que nós possamos garantir um melhor atendimento a todos os munícipes. Todos os presidentes anteriores pleitearam essa reforma e não conseguiram. Helder, na verdade, atende a um pedido do nosso ex-presidente, Zeca Pirão, que hoje é deputado estadual, ao dar condições de que seja feita a reforma de todo o prédio", enfatizou.

Nova estrutura - O edifício que atualmente abriga a Câmara Municipal de Belém apresentou a necessidade de expandir algumas de suas dependências, tendo como objetivo a modernização e o posicionamento estratégico das seções de direção e presidência. Estas áreas, antes localizadas no interior do prédio, agora foram pensadas para ocupar um prédio anexo, inteiramente novo, com acesso imediato para a avenida principal, Travessa Curuzu, próximo também à recepção e sala do plenário.

O novo anexo tem área total de 825,36 metros quadrados (m²), com térreo, 1º e 2º andares, e comunicação com o prédio existente por escada, halls e circulações. Deverá ser implantada na área de jardim, voltada para a Curuzu, a nova fachada da Câmara, com destaque para pele de vidro reflexivo e entrada marcada por marquise metálica e placas em ACM (composta por duas chapas de alumínio e uma chapa de polietileno).

No térreo estão a sala do 1º secretário, o departamento financeiro e dois gabinetes. O 1º pavimento fica exclusivo para a presidência, incluindo assistentes, além de banheiros coletivos e banheiros para pessoa com deficiência (PcD). O 2º pavimento abriga unicamente o restaurante, com 78 lugares, e banheiros coletivos e para PcD. A cobertura terá duas águas direcionadas para queda em calhas impermeabilizadas. Terá telhas metálicas trapezoidais, com enchimento em poliuretano, sobre estrutura metálica apoiada sobre laje, com espaço para armazenar as condensadoras do prédio anexo.