Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRESCIMENTO NO ATENDIMENTO

Abelardo Santos registra mais de 18 mil atendimentos no Pronto-Socorro pediátrico

Dados se referem ao último trimestre deste ano, no comparativo com os mesmos meses do ano passado, um aumento de 52% na procura

Por Ascom (Ascom)
22/05/2023 16h50

O pequeno Thiago Lima, de 9 anos, desde o mês passado apresenta tosse e falta de ar. Mas, esta semana, os sintomas ficaram mais fortes e acompanhados de febre e dor no corpo. "O levei em outra unidade aqui mesmo em Icoaraci. O médico nos receitou um remédio e melhorou. Quando foi agora, esta semana, ele piorou e viemos aqui no Abelardo Santos. O atendimento foi completo. Ele passou por exames, tomou medicação. Estou mais tranquila, já que sei que é apenas uma gripe", comentou Rosa Lima, de 33 anos, mãe de Thiago.

A dona de casa é uma das centenas de pessoas que todos os dias procuram o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, em busca de atendimento infantil. É que sendo referência no Pará, sobretudo na região metropolitana de Belém, a maior unidade de Saúde da Rede Pública Estadual, atende desde os primeiros cuidados da criança até as intervenções cirúrgicas infantis de alta complexidade.

Apenas em fevereiro, março e abril de 2023, o HRAS já atendeu 18.177 crianças apenas no pronto socorro infantil. Comparando ao mesmo período do ano passado, o aumento na demanda foi de 52%, já que no mesmo trimestre de 2022, os índices de atendimento totalizaram 11.898. Além disso, o número de menores de 12 anos internados no PS pediátrico em média, aumentaram, 300%.

A família de Natanael, de 3 anos, que mora em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, também recorreu ao Pronto-Atendimento do HRAS, assim que a criança apresentou febre beirando aos 39 graus. "Procuramos um hospital de grande porte. Aqui foi detectado que estava com pneumonia. Ele ficou internado, mas já estamos de alta. E voltaremos para casa felizes com o atendimento que recebemos aqui. Os profissionais são atenciosos e dedicados", disse a Eduarda Trindade, tia do menino.

Atendimentos - A unidade se tornou referência na Região Metropolitana, pois conta com uma infraestrutura completa. "O pronto-socorro pediátrico do Abelardo Santos está se tornando referência em atendimento de urgência e emergência pediátrica, composto por sala vermelha, sala amarela e sala azul. Atendemos os mais diversos tipos de doenças, entre elas, com maior demanda, as viroses e casos especializados em atendimento para cirurgia pediátrica", observou Georgiana Gama, coordenadora médica do HRAS.

O Abelardo Santos atua na pediatria, ainda, em cirurgias, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva, além do acolhimento na Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).

Adrileia Brito, gerente de assistencial do HRAS, explica que as intenções pediátricas são em caráter de urgência ou através de regulação. "As patologias variam desde pneumonia a quadros mais graves. Nossa unidade é composta de 25 leitos clínicos pediátricos e 10 leitos cirúrgicos pediátricos, com atendimento médico e de enfermagem durante 24h por dia, além da equipe multiprofissional. Nossa missão é atender nosso usuário em sua integridade com humanização e respeito aos direitos da criança", pontuou.

O HRAS também, com o suporte de com 50 leitos voltados à recuperação dos bebês prematuros, divididos em UTIs e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI).

Projetos - O diretor geral da unidade, Jean Cleber, destaca que o HRAS, além de manter profissionais altamente qualificados, também preza pela humanização e grau de complexidade no atendimento. "Tivemos um aumento significativo em nossa demanda nos últimos meses. Em razão disso, também ampliamos a nossa equipe, mas ainda sim, atendemos de acordo com a classificação de risco de cada criança. Os casos atendidos na unidade, são desde uma virose, até um engasgamento ou cirurgias de alta complexidade em caráter de emergência. Dessa forma, o usuário precisa aguardar que todos serão atendidos", observa.  

O gestor ainda lembra que o HRAS conta com o Projeto Pronto-Sorriso, que às sextas-feiras, traz uma temática com atividades lúdicas para o PS Infantil, desmistificando que o hospital é um local apenas de dor. Há, ainda, a Pet-Terapia, trazendo o cão da PM, o famoso Alecrim para se relacionar com as crianças, além da Biblioteca Itinerante, com mais de 300 obras, entre elas, com temas infantis, para despertar nas crianças o prazer pela leitura.  

Serviço

O Hospital é administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI Pediátrica, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

Texto da Ascom do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS)