Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREGO E RENDA

Encontro na Seaster discute políticas públicas de empregabilidade no Pará

Representantes da Secretaria e setores envolvidos debateram as perspectivas de investimentos públicos e privados previstos para o Pará e os seus impactos na geração de empregos

Por Camila Santos (SEASTER)
19/05/2023 10h19

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) junto ao Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará (CETERPA) promoveu na última quinta-feira (18) uma manhã de palestras para discutir as perspectivas de investimentos públicos e privados previstos para o Pará e os seus impactos na empregabilidade.

O intuito principal do evento foi o de promover um debate sobre a possibilidade de grandes investimentos aos municípios paraenses e as ações referentes às políticas públicas que serão tomadas com o objetivo de abarcar essa demanda de qualificação profissional.

“É papel do Governo do Estado prever estes grandes investimentos e pensar em ações estratégicas de qualificação profissional necessárias naquela região. Desta forma, nós chegamos na frente e garantimos o avanço da empregabilidade e geração de renda, evitando que grandes empresas necessitem contratar mão-de-obra de outros lugares para suprir suas demandas”, reforçou o coordenador de Intermediação de Mão-de-Obra da Seaster, Rolando Batista.

A programação incluiu palestras ministradas por representes das instituições que compõem o Conselho. O supervisor técnico do Dieese, Everson Costa, falou sobre a importância de fomentar ações iguais a essa.

“Quando falamos em promoção da política pública, é muito importante realizar ações iguais a essa, de debate, para tomarmos a direção correta. Hoje temos o este Conselho que se une a outros importantes conselhos, sob a gerência da Seaster, galgando um passo fundamental: ele une ao mesmo debate importantes instituições sociais, como a sociedade civil, as indústrias, os setores de planejamento e fomento do Estado. Isto oferece a condição de pensar e planejar ações voltadas ao tema das perspectivas de geração de emprego, por exemplo, de forma mais organizada e assertiva”, frisou.

“Hoje, o Estado do Pará apresenta um crescimento na geração de empregos, em todas as regiões, com destaque ao setor da mineração. Então, é trabalho nosso acompanhar este crescimento para oferecer qualificação para a população ter acesso a estas vagas. Realmente, nossa avaliação é que o Conselho está de parabéns por sua contribuição”, complementou o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda da Seaster, Miriquinho Bastista.

Texto: Yuri Granha/Ascom Seaster