Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO INTERSETORIAL

Profissionais de Serviço Social garantem acesso da população a políticas públicas

O assistente social atua nas mais diversas áreas, incluindo vigilância socioassistencial, segurança alimentar e nutricional, e programas de transferência de renda

Por Camila Santos (SEASTER)
15/05/2023 22h44

O assistente social é um dos elos da população com o serviço públicoOrientar, viabilizar, avaliar, monitorar e capacitar são algumas das atribuições dos profissionais de Serviço Social, indispensáveis na garantia e no acesso aos direitos sociais, sobretudo da população em situação de vulnerabilidade. Nesta segunda-feira (15), quando é comemorada a data de regulamentação da profissão, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) destaca a importância do trabalho desenvolvido pelo seu corpo técnico.

Sheila Veiga: busca de emancipação e empoderamentoSheila Veiga, assistente social na Coordenadoria de Proteção Especial de Média Complexidade, reforça o papel desse profissional na esfera pública. “O assistente social tem um papel importante não só na garantia, mas também na defesa de direitos. Orientando, planejando, para fazer com que a população possa ter acesso aos serviços públicos, buscando sua emancipação e seu empoderamento. No serviço público, o assistente social atua nas mais diversas áreas: saúde, educação, e de forma integrada às demais políticas”, ressalta.

Para Edna Ribeiro, assistente social e técnica da Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, os profissionais de Serviço Social atuam como facilitadores no acesso às políticas públicas. “Nós somos os facilitadores, aqueles que contribuem para que uma pessoa possa ser reconhecida como cidadã com equidade social. Na Seaster, nós estamos no atendimento direto à população, mas também nas coordenações, nos planejamentos, na viabilização de benefícios e serviços, mas também dando visibilidade às famílias por meio do Cadastro Único, sistema que computa e identifica os usuários e as suas vulnerabilidades”, informa.

Edna Ribeiro atua na Coordenação do Cadastro Único e do Programa Bolsa FamíliaDesafio diário - No dia a dia da Secretaria, os assistentes sociais se integram a outros profissionais trabalhando de forma multidisciplinar, apoiando, assessorando e monitorando os 144 municípios paraenses. A prática dos profissionais de Serviço Social é um desafio diário, que requer ética, responsabilidade e compromisso. 

“Os assistentes sociais atuam dentro da política de trabalho, emprego, na vigilância socioassistencial, na garantia de segurança alimentar e nutricional, e nos programas de transferência de renda, entre outras funções. A atuação do profissional é intersetorial, junto a psicólogos, pedagogos, sociólogos, que atuam para combater as vulnerabilidades sociais. Eles atuam na sede da Seaster, mas também em unidades de acolhimentos a pessoas idosas, às mulheres vítimas de violência, bem como na intermediação para pessoas com deficiência. É um trabalho intenso e conjugado entre os governos federal, estadual e municipal, que merece respeito e reconhecimento”, reforça Inocêncio Gasparim, titular da Seaster.