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Trabalho de assistentes sociais mantém direitos e promove igualdade

Equipe do Hospital Geral de Tailândia é responsável pelo acompanhamento dos pacientes em várias situações, desde transferência a óbitos

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
15/05/2023 18h54

Com uma média mensal de 340 atendimentos, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no Sudeste do Pará, têm no trabalho dos assistentes sociais um aliado fundamental na garantia de direitos e na promoção da igualdade, por meio de acolhimento, suporte e orientação aos pacientes e suas famílias. No mês em que é comemorado o Dia do Assistente Social, o HGT destaca a relevância desses profissionais e o impacto positivo que têm na vida das pessoas.

Somente em 2022 foram realizados mais de 4 mil atendimentos na unidade hospitalar. Entre os serviços oferecidos estão acompanhamento de óbito interno e externo, acompanhamento familiar e de transferência externa, mediação de conflitos, escuta qualificada e acolhimento social.

HGT também garante atendimento em urgência e emergênciaA assistente social Daniele Cândido explica que em uma unidade hospitalar é fundamental assegurar que todos tenham acesso aos seus direitos básicos, independentemente de sua condição socioeconômica, gênero, raça ou origem. “Nosso trabalho é pautado no acolhimento, na defesa e garantia dos direitos sociais para o enfrentamento das desigualdades. Sempre buscamos soluções que possam melhorar a vida dos nossos usuários. É gratificante ver o impacto positivo que podemos gerar ao acompanhar de perto as histórias e necessidades de cada indivíduo. Cada atendimento é uma oportunidade de transformação e de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, frisou a profissional.

Reconhecimento - O usuário Francisco das Chagas, 47 anos, agradeceu o atendimento recebido das assistentes sociais. "Hoje, tive a oportunidade de ser atendido por elas e fiquei muito feliz com o cuidado e a dedicação com que me trataram. Elas não só me ajudaram a resolver meu problema, mas também me ofereceram apoio e me orientaram sobre como lidar com a situação. Eu gostaria de reconhecer todo o esforço que essas profissionais fazem todos os dias para garantir que os direitos dos pacientes sejam respeitados", disse o usuário.

As assistentes sociais do HGT também estão engajadas em projetos de educação em saúde e conscientização, promovendo igualdade e combatendo o preconceito e a discriminação. Trabalham em estreita colaboração com a equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos, para garantir um atendimento integral e humanizado. Por meio de palestras, oficinas e atividades, elas trabalham para sensibilizar a sociedade sobre questões sociais relevantes.

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e os de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Andrey Silva – Ascom/HGT