Tecnologia do Sedutec torna aula mais criativa na rede estadual
Aprender em grupo a utilizar recursos tecnológicos nas escolas que possibilitam ter conhecimento, por exemplo, sobre a presença de elementos químicos (minerais) no meio ambiente e no corpo humano. Assim foi a aula inaugural do projeto Sedutec, nesta sexta-feira (4), para 26 alunos da turma 104 do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Manoel Leite Carneiro, no bairro do Tenoné.
O Sedutec é um projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e empresa contratada Inteceleri, que atua com a plataforma digital Google for Education no Estado. O projeto contribui com aprendizagem de estudantes e planejamento e didáticas de professores por meio de ferramentas digitais específicas para a educação.
A escola “Manoel Leite Carneiro” atende 853 alunos do Ensino Médio, dos quais 378 em tempo integral. Os estudantes receberam na aula inaugural do Sedutec orientações sobre o uso das ferramentas digitais e construíram exemplares do MiritiBoard (óculos em miriti para acesso à realidade virtual).
De posse dos óculos, os alunos interagiram com a professora de Biologia, Cristiane Braga, e com o professor de Química, Roberto Rodrigues. Os alunos utilizaram o aplicativo Google Expedition no celular acoplado ao MiritiBoard para assimilar como a Química dialoga com a Biologia, ou seja, como minerais distribuem-se no meio ambiente e no corpo humano.
“Eu gostei muito de usar esses recursos tecnológicos, porque a aula fica bem mais interessante, ajuda a aprender”, declarou o estudante Érick Lisboa, 16 anos. “A aula ficou bem criativa”, pontuou a estudante Kelen Cristina Queiroz, 15 anos.
O diretor da escola, Péricles Matos, acompanhou a movimentação do estudantes que, a partir de agora, passam a dispor dos recursos digitais para estudar conteúdos.
Esta é a segunda escola na Grande Belém a contar com o Sedutec – em março, a Seduc colocou o projeto em funcionamento na Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, no bairro de Nazaré. O Sedutec integra o Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, da Seduc, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).