Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Secretaria de Saúde Pública (Sespa) promove curso 'Imersão em Infecções pelo HIV'

Iniciativa do Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis da Secretaria reúne profissionais que atendem pacientes que vivem com o vírus

Por Melina Marcelino (SESPA)
06/05/2023 10h42

O  Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis da  Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está promovendo o Curso de Imersão em Infecções pelo HIV: ‘A desafiante Cascata de Cuidado Contínuo em Pessoas vivendo com HIV’. O evento iniciou na sexta-feira (5) e segue até este domingo (7), no Hotel Grand Mercure, em Belém.

As principais temáticas abordadas são: o cenário de diagnóstico da Infecção pelo HIV no Pará; o desafiador diagnóstico tardio da infecção pelo HIV, infecções oportunistas e comorbidades; a importância da humanização; prevenção e direitos de pessoas com HIV. Além de questões técnicas como a interrelação médico-farmacêutica, fluxograma de solicitação e parecer de laudo, monitoramento imunovirológico e exames de avaliação geral. 

Andreia Miranda, coordenadora Estadual de IST/Aids, explica que o curso é voltado para os profissionais que estão nos municípios fazendo o atendimento clínico da população que vive com HIV/aids.

"Essa imersão possui um caráter amplamente desafiador no contexto biopscossocial, discutir o cenário clínico e epidemiológico e buscar uniformizar a assistência nos Serviços de Atenção Especializada"

Participam do curso medicos e farmaceuticos que atuam nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) do Estado. O médico Paulo Siqueira, atende em Santana do Araguaia, segundo ele esse é um momento para aprimorar mais o conhecimento e tirar algumas dúvidas sobre os protocolos de tratamento.

"Lá em Santana do Araguaia não tem infectologista para nos auxiliar, e eu percebo que nossos pacientes que vivem com HIV estão envelhecendo e sempre vem outras doenças associadas, como diabetes e hipertensão, então esse é o momento de esclarecer as dúvidas para a gente melhorar a qualidade de vida do paciente", conta o médico. 

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, os casos de HIV no Pará somaram mais de 2.900 ocorrências em 2021, seguidos por mais de 2.200 casos em 2022.

Idelvan Junior, é farmacêutico e atua na Casa Dia, em Belém, avalia que a prevenção precisa ser reforçada. "O curso vem pra ajudar a melhorar o serviço, para a gente ver onde está acertando e onde podemos melhorar. Para mim que atua na linha de frente o cenário é um pouco preocupante, precisamos trabalhar a prevenção, a Região Metropolitana de Belém tem mais de 16 mil prontuários abertos e os casos continuam acontecendo", destaca o farmacêutico.