Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc e Seplad alinham diretrizes para novo concurso público da Educação

Certame abre vagas 2 mil vagas para professores da educação básica e da área administrativa da Secretaria de Educação do Pará

Por Lilian Guedes (SEDUC)
05/02/2026 10h19
Secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Planejamento e Administração (Seplad) definem requisitos do novo concurso

A gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se reuniu, nesta quarta-feira (4), com a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), para a definção dos requisitos do novo concurso público da Seduc. 

O novo certame abrangerá todo o Pará. Atualmente, o processo de organização está em tratativas para o Edital de licitação para a contratação da banca avaliadora. Ao total, serão oferecidas 2 mil vagas para Magistério (educação básica) e administrativo (médio e superior).

A realização do concurso público reafirma o compromisso permanente do Governo do Estado, com o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade. A iniciativa contempla os anseios dos servidores públicos da Educação e da sociedade paraense ao promover a recomposição e a valorização do quadro de profissionais da rede estadual, assegurando melhores condições para a oferta do ensino no Pará.

Ao investir na ampliação e na qualificação do seu corpo técnico e docente, o Pará consolida uma política educacional estadual pública orientada pela equidade, valorização do serviço público e pela garantia do direito à educação, fortalecendo a escola pública como espaço central de desenvolvimento social, cidadania e justiça educacional.

“Junto com o time da Seduc e da Seplad, venho trazer uma grande notícia para vocês. Nós estamos finalizando o trabalho de distribuição de vagas, o município onde vai ter prova, os detalhes para o tão esperado concurso da Secretaria de Estado de Educação, que vai vir com cerca de duas mil vagas. Muita novidade, muita coisa bacana para a gente poder selecionar, com muita qualidade, os profissionais da educação pública que vão reforçar o time de educação pública do Pará. Essa é uma diretriz do governo Helder Barbalho, do governo Hana Ghassan: concurso, funcionários de Estado para uma política de Estado, que é a política de educação”, destacou o titular da Seduc.