Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM PARAUAPEBAS

Segup capacita agentes de segurança e rede de atendimento a grupos vulneráveis

Durante dois dias, 40 pessoas tiveram acesso a conhecimentos sobre direitos humanos, conceitos e leis Maria da Penha e do feminicídio

Por Roberta Meireles (SEGUP)
26/04/2023 23h51

Para garantir e ampliar o atendimento humanizado nas ações das forças de segurança pública, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) concluiu na quarta-feira (26), em Parauapebas, município da região Sudeste, a capacitação da 2ª turma de agentes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Sieds) no interior, e da rede de órgãos que atuam no atendimento e assistência a grupos vulneráveis, como mulheres, crianças, adolescentes, idosos e população LGBTQIA+.

A capacitação realizada pela Segup, por meio da Diretoria de Prevenção e Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), foi realizada durante dois dias, terça-feira (25) e quarta (26), com a participação de 40 pessoas, incluindo agentes de segurança e da rede de atendimento.Qualificações descentralizadas chegam a profissionais do interior do Estado

De acordo com a gerente de Polícia de Proximidade da Segup, Bruna Rabelo, as qualificações estão sendo descentralizadas, alcançando o interior do Estado, para que em todas as regiões o atendimento seja qualificado e humanizado. “A extensão da capacitação ao interior é muito importante, pois objetiva a uniformização de um atendimento especializado a grupos vulneráveis, garantindo desta forma um atendimento integrado com os órgãos do Sieds e a rede de proteção, que são os que atuam nesse atendimento diário”, informou Bruna Rabelo.

A capacitação envolve diversas temáticas, como o histórico de crime e violência, direitos humanos, conceitos, causas, tipos e legislação, e as leis Maria da Penha e do feminicídio, promovendo ampliação de conhecimento e um protocolo para atuação.

Atendimento integrado - Segundo a escrivã de Polícia Civil Alethea Bernardo, “estamos compartilhando com os participantes informações importantes sobre essas temáticas, com atualizações legislativas e a forma de atendimento humanizado, para que nesse sentido o Estado possa, como um todo, ter policiamento e atendimento integrado, humanizado e especializado, com um padrão de atendimento todas as vezes que forem necessárias”.

“Essa capacitação nos garantiu um melhor aprendizado para sabermos atender aos grupos vulneráveis. Sem dúvida, saímos com mais conhecimento para aplicar nas nossas ações diárias para com a população. Portanto, agradecemos o apoio e o incentivo, para que prestemos um atendimento melhor”, disse o tenente BM Vitor, subcomandante do 23° Grupamento Bombeiro Militar de Parauapebas, um dos qualificados nesta turma.

A capacitação, que já havia sido realizada em Cametá, no Baixo Tocantins, agora segue para o município de Marabá, no sudeste paraense.