Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RETA FINAL

Novos policiais civis fazem estágios supervisionados em delegacias

Selecionados para o cadastro de reserva nos concursos C-206 e C-207, os agentes estão sendo preparados no dia a dia para reforçar o contingente da Polícia Civil

Por Talison Lima (PC)
25/04/2023 21h03

A formação de delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas da Polícia Civil do Pará entra na reta final. Na manhã de segunda-feira (24) foram iniciados os estágios supervisionados dos candidatos selecionados para o cadastro de reserva nos concursos C-206 e C-207, como parte do Curso de Formação de Policiais Civis, realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Marituba (Região Metropolitana de Belém).

Grupo de novos policiais na reta final da preparação para os cargos na segurança pública do Pará Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, que esteve na manhã desta terça-feira (25) na quadra esportiva do Iesp, os estágios prosseguem até a próxima quinta-feira (27), sendo realizados em delegacias de bairro, seccionais e unidades especializadas da Região Metropolitana de Belém.

Delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende“Os alunos estão de parabéns. Em breve vão somar ao efetivo da Polícia Civil e reforçar as frentes de trabalho em todo o Estado. Os candidatos das categorias de delegados e papiloscopista já encerraram a formação e passaram pelos estágios em unidades policiais. Seguimos até quinta-feira, com a participação de investigadores e escrivães de polícia. Esse momento é fundamental para o melhor aproveitamento da formação ofertada pela Polícia Civil. Nessa atividade, é possível colocar em ação os conhecimentos adquiridos nas disciplinas ministradas durante a formação da Acadepol”, informou o delegado-geral.

Aprendendo o dia a dia - Atenta às orientações, Isabela Goulart, 34 anos, natural do Estado do Tocantins, aproveitou a visita à Seccional de Marituba para esclarecer dúvidas sobre as atividades investigativas. “Falta pouco para a realização de um sonho, e me tornar investigadora. Com a prática ofertada pelo estágio supervisionado da Acadepol, estamos aprendendo como é o dia a dia do trabalho investigativo e as formas de realizar procedimentos de polícia judiciária, entre outras atividades. Estamos prontos e ansiosos para bem servir a sociedade paraense”, contou.

Já Glauco Torres, 40 anos, morador do bairro Mangueirão, em Belém, aprovado para o cargo de escrivão de polícia, aprendeu na prática sobre outras realidades do cartório da unidade policial. “Já era servidor do Estado, e atuava como técnico em Meio Ambiente. Com o surgimento da oportunidade de melhoria salarial, iniciei minha maratona de estudos por quatro anos e consegui ser aprovado. Estou ansiosa para servir à população do meu Estado”, disse o novo escrivão.

O delegado Waldir Freire, que coordenou o processo, destacou o empenho da equipe Academia da Polícia Civil na promoção do concurso. “Esse concurso foi possível graças aos investimentos do Governo do Estado, que possibilitaram o chamamento de novos policiais civis. Também destacamos o empenho de nossos servidores administrativos e professores, cuja maioria é de policiais civis com mestrado, doutorado e especializações, que somaram ao compartilhar conhecimentos nas capacitações, e com isso fortalecem a Polícia Civil do Pará. Durante o estágio supervisionado também é possível aprender na prática a elaboração de inquéritos policiais, lavratura de procedimentos e relatório de investigação, entre outras atividades de competência da Polícia Judiciária”, informou o diretor da Acadepol.

A cerimônia de formatura está prevista para o próximo mês de maio, com a participação de mais de 200 novos policiais civis. A data será divulgada pela equipe de cerimonial da Delegacia-Geral nos próximos dias.