Workshop discute destinos turísticos inteligentes em São Geraldo do Araguaia
Projeto com o apoio da Setur será desenvolvido durante os próximos seis meses no município do sudeste estadual
Em 2021, o Ministério do Turismo iniciou o projeto “Modelo Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) Brasil”, com o intuito de adaptar a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes, criada na Espanha, à realidade brasileira, contribuindo para o desenvolvimento das cidades turísticas do país, transformando em destinos mais competitivos, sustentáveis, atraentes e inovadores, comprometidos com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.
Para começar o projeto de desenvolvimento do turismo em São Geraldo do Araguaia, pertencente à Região de Integração Carajás, o município sedia nesta segunda-feira (24), o Workshop Destinos Turísticos Inteligentes, com a participação dos secretários estado de Turismo, Eduardo Costa e secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, além do trade turístico local. O evento é promovido pelo Sebrae/Pa (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o Governo do Estado, prefeitura de São Geraldo do Araguaia e Ideflor-Bio.
O objetivo é desenvolver o turismo no município de São Geraldo do Araguaia, aplicando a metodologia de DTI para criação de produto ou rota, aptos as experiências turísticas. O trabalho terá vigência de 6 meses, com etapas que atendem a 9 eixos: governança turística, sustentabilidade, inovação, conectividade, informação, acessibilidade, qualidade de vida, criatividade e soluções turísticas, até a entrega do produto ou roteiro de turismo. São Geraldo é um município estratégico para o turismo paraense, com 2 das 11 Unidades de proteção integral do estado, a Serra das Andorinhas e Serra dos Martírios.
Para o titular da Setur, Eduardo Costa, o turismo é a mola transformadora que pode trazer grandes benefícios para a região.“São Geraldo tem potencial turístico de natureza, com cachoeiras, praias, turismo religioso, arte rupestre e uma série de atrativos, que precisam ser aprimorados como produtos turísticos, para gerar emprego e renda, além de promover melhor qualidade de vida. Nossa missão aqui é contribuir para fazer com que São Geraldo possa se transformar em grande polo turístico”, sintetizou Eduardo.
O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon Neto, avalia o workshop como fundamental para o desenvolvimento do município. “A secretaria regional festeja esse momento, estamos irmanados para alavancar nossa grande potencialidade turística, excepcionalmente aqui por todas as riquezas, que engracem o município e todo o estado com seus atrativos”, pontuou.
Turismo inteligente - Segundo o Sebrae, os 'Destinos Turísticos Inteligentes' são estruturas turísticas diferenciadas que facilitam a interação e a integração do visitante, antes, durante e depois da viagem, e incrementam a qualidade de sua experiência com o destino, por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras, promovendo ainda uma discussão social, política, cultural e contribui com a preservação do meio ambiente.
Durante apresentação, Domingas Ribeiro, presidente em exercício do Sebrae, frisou que o trabalho no município será feito em 6 meses, finalizando com a apresentação de três trilhas a serem desenvolvidas. “Vamos estudar os empreendimentos a se desenvolver nesses roteiros, eles estarão preparados com capacitação, empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade para atender a comunidade e o turista”, avaliou. Também estão previstos ainda esse ano workshops com a temática em São Caetano de Odivelas e Castanhal.
O evento é o start para o desenvolvimento turístico de São Geraldo, de acordo com o prefeito Jefferson Douglas Jesus. “Estamos iniciando essa caminhada, temos essa identidade com o turismo. Esse workshop em parceria com o Governo, enriquece e estamos dando um grande passo para o desenvolvimento do turismo, vamos atrair investidores para a região, fomentar nossa economia local e contribuir para a economia do estado, a partir daqui estamos dando um grande salto para o desenvolvimento turístico da região”, comentou.
Texto de Sâmia Maffra da Ascom Setur, com colaboração de Emilly Coelho, da Ascom Secretaria Regional do Sul e Sudeste.