Em Marituba, Governo do Pará entrega a 11ª Agência Transfusional do Estado
Unidade fica no hospital Augusto Chaves Rodrigues e tem a capacidade de realizar mais de 100 transfusões por mês
Para ampliar e potencializar a distribuição de bolsas de sangue a pacientes assistidos pela rede hospitalar pública e privada do Estado, o Governo do Pará entregou, neste domingo (23/04), uma nova Agência Transfusional, desta vez no Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves Rodrigues, em Marituba, região metropolitana de Belém. A entrega da agência contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, da vice-governadora, Hanna Ghassan Tuma, do presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, vereadores, entre outras autoridades.
A unidade hospitalar abrange 169 leitos e com o novo serviço tem previsão de realizar 120 transfusões por mês, viabilizando o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue para auxiliar no atendimento de pacientes.
A ação integra o projeto de descentralização do serviço na hemorrede paraense. Entre 2019 e 2022, foram entregues as Agências Transfusionais do Hospital Municipal de Uruará, Hospital Municipal de Jacareacanga, Hospital Municipal de Santarém, Hospital Materno Infantil de Marabá, Hospital Regional Público de Itaituba, Hospital Geral de Altamira e Hospital Estadual Público Galileu, Hospital Regional Abelardo Santos, no Hospital Municipal Silas Freitas, em Mãe do Rio e do Hospital Regional de Castanhal.
Para o governador do Pará, Helder Barbalho, é um projeto que garante o acesso da população que necessita de serviços de transfusão de sangue. "Esse momento representa a liberdade, independência e autonomia para a oferta sanguínea à rede hospitalar de Marituba. Quem precisar de sangue poderá ter aqui, na própria cidade. Portanto, reforça a estratégia de melhoria da saúde em Marituba", destacou o governador.
Governador Helder Barbalho durante a entrega da AT MaritubaA nova Agência Transfusional de Marituba será abastecida pelo Hemocentro sede de Belém. O espaço conta com equipamentos de ponta, entre eles, câmaras de conservação de sangue, câmara de fluxo laminar, freezer para plasma, centrífuga de bancada, banhos-maria, seladora de tubos e aglutinoscópio.
"As agências transfusionais promovem a descentralização pela maior cobertura aos municípios do Pará. Marituba ganha uma agência moderna, equipamentos de última geração para o armazenamento e conservação do sangue. Com isso nós vamos fazer um atendimento mais ágil e seguro aos pacientes que necessitam de transfusão aqui dentro do município", explicou o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra.
A unidade recebeu o nome de Ruth Pantoja, enfermeira do Hemopa. A irmã Sônia Pantoja esteve com a família para o momento da homenagem. "A Ruth era incansável, amava seu trabalho no Hemopa, onde dedicou 35 anos de sua vida. Nossa família está muito feliz e com muito orgulho dela, é uma justa homenagem", disse a irmã de Ruth.
A nova estrutura beneficiará os municípios que mais encaminham pacientes para a rede de saúde de Marituba como Acará, Ananindeua, Benevides, Santa Isabel e Santa Bárbara.
Segundo a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, essa é mais uma conquista para a cidade. "Hoje, Marituba conta com sua agência transfusional, com o apoio do governo do Estado, por meio do Hemopa, teremos o nosso estoque, que vai proporcionar mais rapidez e eficiência para a população do nosso município", celebrou a prefeita.
Hemorrede - A Fundação Hemopa é responsável pela coordenação da Política Estadual do Sangue, composta por um Hemocentro Coordenador (em Belém), três Hemocentros Regionais (em Castanhal, Santarém e Marabá), cinco Núcleos de Hemoterapia (em Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção) e mais 40 Agências Transfusionais.