Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Estado celebra dia dos policiais civis e militares e destaca investimentos em segurança pública

Trabalho garante formação e aperfeiçoamento dando condições de atuação correta em prol da sociedade

Por Denise Soares (SECOM)
21/04/2023 16h11

Na data escolhida desde 1946 para homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, o patrono das polícias civil e militar, o Governo do Pará celebra esta sexta-feira (21) dando destaque aos resultados dos investimentos em infraestrutura, inteligência e integração, os três pilares estabelecidos pela atual gestão na área da segurança pública estadual.

“É fundamental parabenizar as polícias civil e militar neste dia. Cada vez mais nossos agentes demonstram o talento e a qualidade do sistema de segurança do Estado. Nosso trabalho é garantir que o sistema de segurança pública esteja mais preparado, equipado, estruturado e moderno para dar melhores condições de trabalho aos nossos agentes e de bem servir e proteger a nossa população”, enfatizou o governador Helder Barbalho. 

No Pará, a Polícia Militar se dedica há mais de 200 anos para garantir a segurança da sociedade. Esforço reconhecido pelo comandante-geral da PM, coronel Dilson Junior, que chama os integrantes da tropa de heróis da vida real.

“São homens e mulheres que desempenham um trabalho incansável, que diuturnamente saem de casa sob sol ou chuva para se doarem à sociedade paraense. Militares que nos enchem de orgulho, que não nos decepcionam, que não medem esforços para promover a paz social e a tão almejada sensação de segurança. São verdadeiros heróis da vida real. Aliado ao melhor patrimônio de qualquer exército, que são as pessoas, destacamos também todo o investimento realizado no âmbito da segurança pública”, reforça o coronel Dilson Junior. 

Em março, mais de 100 militares concluíram o Curso de Adaptação à Graduação de Sargento e formação de Praças da Polícia Militar. Formação e aperfeiçoamento, que dão condições aos militares de atuar de forma correta e proteger a sociedade.

A soldado Sara Lopes foi uma das formandas. Ao lado do filho e do marido, agradeceu pelo aprendizado e lembrou do compromisso em servir a sociedade “Tudo o que eu aprendi no curso eu vou levar para a minha vida pessoal e eu vou aplicar na sociedade com eficácia”, garantiu a policial militar.  

Treinamento especializado - Graças ao preparo do efetivo policial paraense, para operar em situações de crise, o Estado reconheceu o trabalho de 15 profissionais da segurança que trabalharam na ocorrência do sequestro de uma mãe e seus três filhos, em Belém. Os policiais receberam a medalha Láurea do Mérito Operacional, destinada aos PMs que se destacam em ocorrências de grande relevância. 

“Realmente foi algo que nos emocionou e nos motivou a continuar nesse caminho, construindo uma sociedade mais justa, uma instituição mais técnica, um sistema se segurança pública mais integrado e mais eficiente. Fiquei emocionado realmente com a condecoração”, relembrou Major Thiago, do 27º Batalhão da Polícia Militar.

Estrutura e equipamentos - Somente no primeiro trimestre do ano, o Sistema de Segurança Pública recebeu prédios totalmente estruturados, como o 1º Centro Integrado de Comando e Controle Regional, em Marabá, na região Sudeste; o 2º Batalhão de Polícia Rural, em Castanhal (Região Metropolitana de Belém); o 37º Batalhão de Polícia Militar, em Belém; o Posto de Controle Rodoviário em Conceição do Araguaia (PCRV), na região Sul, e a nova Delegacia de Polícia Civil de Irituia, no Nordeste.

Modernização aprovada pela comunidade. A vendedora ambulante Maria Rodrigues, que há mais de 30 anos mora e trabalha no bairro do Guamá, diz que acompanha o trabalho da PM e que está feliz pela recente entrega do 37º batalhão da Polícia Militar, de onde é vizinha. 

“Me sinto muito mais segura. Eu e todos os moradores, feirantes, trabalhadores aqui da área. Sabemos que podemos contar com o trabalho dos policiais, que são parceiros da comunidade”, destaca a vendedora. 

Obras em andamento - A reconstrução de Quatro Delegacias de Polícia Civil no Arquipélago do Marajó segue em ritmo acelerado nos municípios de Anajás, Afuá, Curralinho e Salvaterra.

Também foram assinadas as Ordens de Serviço para o início das obras de construção do Complexo de Segurança Pública da Polícia Civil – investimento superior a R$ 5 milhões -, que irá atender Redenção e demais municípios que integram a Superintendência da Região, e também para construção da Delegacia de Polícia Civil de Barcarena, no Baixo Tocantins.

Entre os novos investimentos estaduais estão ainda uma série de equipamentos para investigação criminal, armamento, viaturas, bases de policiamento e combate à crimes ambientais, modernos equipamentos de proteção distribuídos em todas as regiões do Pará, além de novas delegacias de atendimento, acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher. 

Para o delegado-geral Walter Resende, a Polícia Civil, como força integrante do sistema de segurança pública do Estado, vem alcançando os bons resultados no combate à criminalidade e promoção da segurança e da paz social, graças aos investimentos dos últimos anos. O a faz ser referência no cenário nacional, segundo o delegado. 

“Estamos conseguindo atuar de forma efetiva e estratégica em todas as regiões, ampliando unidades especializadas de inteligência, investigação de homicídios, atendimento a grupos vulneráveis como mulheres e crianças, e um programa permanente de qualificação dos agentes. Tivemos ainda um dos maiores aumentos em nosso efetivo e, em breve, receberemos mais um quantitativo de delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas prontos para atuar e contribuir com nossa missão de atender à sociedade com qualidade”, ressalta Walter Resende. 

Combate integrado à criminalidade - No último mês de março mais de 20 policiais civis do Pará que atuaram em operação no Rio de Janeiro contra uma organização criminosa foram condecorados. As medalhas de mérito foram entregues pelo governador do Pará, Helder Barbalho, em cerimônia no Palácio de Governo aos agentes que atuaram no planejamento, investigações, serviços de inteligência e na execução da operação.

A ação integra das polícias do Pará e do Rio de Janeiro foi realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. Treze bandidos morreram, entre eles, Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, um dos traficantes mais procurados do Brasil, foragido desde 2019.

Reforço no efetivo - No último dia 19, o governador Helder Barbalho anunciou a data da posse de 700 novos policiais penais para o próximo dia 4 de maio. No total, são 1.883 novos colaboradores trabalhando em prol da segurança pública do sistema penal do Pará. Além disso, mais de 600 policiais civis e bombeiros militares convocados para os cursos de formação.

Operações - Algumas operações realizadas no trimestre ganharam destaque, incluindo Esparavel, Curupira, Tolerância Zero, Desmancha Vermelho e Atria, além das ações ostensivas realizadas diariamente, como as operações Comando Supremo e Polícia Mais Forte, que contribuem para as reduções da criminalidade.

Ações estratégicas - Nos 100 primeiros dias de gestão os significativos investimentos e ações estratégicas no Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), resultaram em reduções nos indicadores de crimes violentos letais intencionais (CVLI), a exemplo do mês de março de 2023, considerado o segundo melhor mês da linha histórica entre todos os meses desde 2010, segundo dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“A Segurança Pública continua atuando muito fortemente em seus pilares, com fortíssimos investimentos do governo do Estado, a exemplo de apenas uma entrega realizada no mês de março, em que foram mais de R$ 25 milhões investidos em equipamentos entregues às forças de segurança. Isso demonstra o compromisso da gestão e, consequentemente, os bons resultados, pois estamos fechando o primeiro trimestre desse ano com quase 15% de redução nos crimes violentos letais em relação ao mesmo período de 2022”, afirma Ualame Machado, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.