Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SARAU NA ORLA

Música e literatura encerram programação cultural no Encontro dos Rios, em Marabá

Feira de Livros, Projeto Circuito do Livro e entrega de kits escolares fizeram parte das atividades promovidas pela Fundação Cultural do Pará

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
21/04/2023 12h17

Artistas de várias linguagens integraram literatura, música e teatro ao cenário do encontro dos rios Tocantins e ItacaiúnasCom um Sarau Literomusical na Orla Encontro dos Rios, na sede municipal de Marabá, no Sudeste, foi encerrada na noite de quinta-feira (20) a extensa programação promovida pela Fundação Cultural do Pará. Uma grande Feira de Livros, o Projeto Circuito do Livro e a entrega de kits escolares com mais de nove de livros de autores paraenses, para diversas escolas da região, marcaram o encerramento, que reuniu pessoas de todas as idades.

Para a pedagoga Kátia Sirene, o evento foi importante para manter as tradições locais, repassando às gerações futuras costumes, danças, literatura e valores: “É importante para que a nossa cultura continue viva, pra que as novas gerações possam também conhecer a história de Marabá. As lendas e todos esses personagens com que a gente conviveu na infância. É bom que nossos filhos e nossos netos, possam também conhecer essa cultura. Por tudo isso, eu achei importante a realização deste evento em nossa orla, que é um lugar muito representativo pra nós”, disse a participante.

Thiago Miranda: difundir a literatura paraense“Nesse mês de abril, só aqui na Região Carajás, garantimos a distribuição de nove mil livros pra escolas municipais, além de novos espaços de leitura e bibliotecas por toda a região. Entretanto, também levaremos esse projeto para outros municípios. Iniciamos por Marabá, mas vamos atingir outros municípios, pois o 'Leitura Por todo Pará' é um projeto que surge na Fundação pelo compromisso do governo do Estado de garantir a difusão da literatura paraense por todo o Pará. Portanto, em breve também levaremos as ações para outras regiões de Integração do Estado, pois é interesse desta entidade promover o protagonismo de sua gente e o fortalecimento da identidade cultural do Pará” destacou o presidente da FCP, Thiago Miranda.O bebê começa a engatinhar pelo terreno mágico da literatura

Para o escritor nascido em Marabá, Adão Almeida, a Expedição Literária foi um momento importante de fomento da produção cultural local. “Hoje estou aqui no Circuito tendo a oportunidade de apresentar meus livros para muitas pessoas, o que me deixa muito feliz, mas além de hoje o projeto trouxe outras ações durante a semana para nossa cidade, que promovem e valorizam a produção local. Portanto, avalio como muito positiva essa ação da Fundação Cultural do Pará”, disse o escritor.

Eliane Soares destacou a descentralização das ações culturaisValorização da história - Para a artista e professora Eliane Soares, participante do Sarau, a proposta da Fundação de descentralizar as ações culturais para todas as regionais é nobre. “Eu acho que nós ganhamos muito com todas as ações desenvolvidas, porque todas elas remetem a nossa história amazônica e à história local. Foi um momento muito rico pra todo mundo que pôde participar. Considero que a Fundação está fazendo um papel muito importante de integrar as diferentes regiões do Estado, buscando valorizar as ações artísticas, literárias e poéticas de um modo geral. Enfim, a história de cada lugar. Acho uma tarefa muito nobre, e creio que vai ter um impacto muito positivo nas culturas do Pará”, ressaltou.

“Nossa expectativa é promover a injeção de mais de R$ 120 milhões no segmento cultural para os próximos quatro anos, sendo a metade deste investimento com recursos próprios da Fundação Cultural do Pará, e o restante via incentivo fiscal”, informou Thiago Miranda.