3º Encontro da Socioeducação se desdobra em oficinas de planejamento e assessoria
Evento da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) abordou o Sistema Nacional Socioeducativo, entre outros temas
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará realizou, na terça-feira (18), por meio da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS), o 3º Encontro com Pedagogos da Socioeducação, com o tema “Pedagogia em Cena”. O evento objetivou reflexões sobre a pedagogia socioeducativa, desde a perspectiva do Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase) ao Projeto Político e Institucional (PPI) implementado na fundação. A iniciativa aconteceu no auditório da Fasepa, na rua Diogo Móia, no bairro do Umarizal, em Belém.
Durante a programação houve palestras com temas como o papel dos pedagogos no contexto socioeducativo, projeto de vida e o protagonismo juvenil dos socioeducandos. Também houve a abordagem sobre metodologia e elementos do planejamento pedagógicos foram discutidos com os profissionais com o objetivo de esclarecimento de dúvidas. Os participantes tiveram a oportunidade propor atividades para o sistema socioeducativo.
O conjunto de discussões, ideias e debates estão sendo fortalecidos e se desdobrarão em oficinas de planejamentos coletivos e assessoramento técnico em todas as unidades de atendimento socioeducativo da Fasepa, com o objetivo de fortalecer e acompanhar o trabalho pedagógico em andamento, e esse trabalho, será promovido e desenvolvido pela equipe do eixo educação da (DAS).
Segundo o professor, Geraldo Barros, “a pedagogia socioeducativa se preocupa com a formação humana, e essa é uma atuação intencional que se dá através dos profissionais em todos os espaços sociais em que os jovens que atendemos vivem, se socializam, aprendem e se desenvolvem, tendo sempre em consideração os contextos da sua existência. Então, a finalidade principal dessa pedagogia, não é o comportamento do jovem e sim o seu desenvolvimento enquanto ser humano social”, explicou o professor.
O evento trouxe como desafio, a ação coletiva, integrada, vinculadas ao desenvolvimento humano associado aos princípios normativos, éticos, pedagógicos, filosóficos e sociais que constam na proposta de trabalho e documentos que orientam o trabalho da socioeducação do Pará.
A formação de uma rede integrada de atendimento é essencial para que seja possível a efetivação da garantia dos direitos dos adolescentes, contribuindo efetivamente em seu processo de novas inserções sociais. A parceria com universidades e outros órgãos, como instituição de produção do conhecimento, pode contribuir de modo a fomentar novos meios de promover a prática socioeducativa.
O encontro contou com a presença de técnicos e profissionais da área, parceiros da socioeducação, professora Mestre, Ana Cláudia Guedes do Centro Universitário da Amazônia Unifamaz, professora e pedagoga Kaire Michelle da Secretaria de Educação (Seduc), professora Mestre Regina Fernandes (Fasepa), pedagogo e socioeducador Dirceu Bibiano (Fasepa) e professor Doutor Geraldo Barros (Seduc e Fasepa).
Participaram do encontro 14 pedagogos (as) das unidades da Fasepa, incluindo Marabá e Santarém, além da participação dos técnicos da Coordenação de Atendimento Socioeducativo da Fasepa (CASE), bolsistas da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa vinculados ao programa de instituição de bolsas de iniciação à docência (PIBID) da Universidade Federal do Pará (UFPA), totalizando a presença de 37 participantes durante o encontro.
Texto de Dani Valente / Ascom Fasepa