Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Núcleo de Formação Indígena terá programação no dia alusivo aos Povos

Por Marília Jardim (UEPA)
18/04/2023 15h57

Os povos indígenas do Pará buscam "reflorestar mentes" neste dia de luta e conscientização da causa. Pensando nisso, o Núcleo de Formação Indigena (Nufi) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) se une à Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi) e à Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) em uma programação gratuita e totalmente composta por indígenas dos diversos povos e regiões do Pará. Nos dias 19 e 20 de abril, eles defenderão pautas das temáticas da saúde, educação, ambientais/territoriais.

O tema que atravessa o evento é o Reflorestarmentes na Universidade. “O sentido metafórico remete ao pensar uma política indígena na universidade, além de recuperar aquilo que foi devastado nos últimos quatro anos, apontando perspectivas de se plantar novas sementes, regenerar as raízes das ações que ainda restam, manter ações exitosas e propor a implantação de novos projetos alinhados aos projetos de vida e sociedade dos povos indigenas”, avalia a coordenadora do Nufi, Joelma Alencar.

A conferência de abertura, às 10h, será ministrada pela primeira secretaria dos Povos Indígenas, Puyr Tembé, egressa da instituição, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa (Travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo). A programação completa está disponível aqui.

Conscientização - O dia 19 de abril simboliza a celebração e reflexão pelo Dia dos Povos Indígenas, que passou a substituir o termo "Dia do Índio", a partir da Lei 14.402, promulgada em 08 de julho de 2022. A mudança foi para evitar estereótipos e reforçar as identidades e a ancestralidade indígena.

O Dia dos Povos Indígenas rememora o ano de 1940, em que foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, e várias pautas foram debatidas a respeito da situação dos povos indigenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas. Nesse Congresso, um dos encaminhamentos foi a escolha da data de sua realização como o Dia do Índio. A partir do ano seguinte, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril.

No Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, no chamado Estado Novo, e tornou-se uma das principais mobilização de referências popular nos tempos democráticos.