CPH faz visita técnica à obra de reconstrução do Terminal Hidroviário de Bagre, no Marajó
Trabalhos alcançam cerca de 60% da execução dos serviços, garantidos pelo governo do Estado, em benefício de mais de 31 mil moradores e visitantes
Representantes da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) visitaram, na quinta-feira (13), as obras de reconstrução do Terminal Hidroviário do município de Bagre, no Marajó. Os trabalhos no local seguem em ritmo acelerado e já alcançam cerca de 60% dos serviços executados. Os obras realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), vão beneficiar os mais de 31 mil moradores locais e também visitantes do município.
Durante a visita, o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, destacou o avanço dos trabalhos no local. “As obras aqui em Bagre estão bastante avançadas. Nossa expectativa é concluir os trabalhos até o final deste semestre, garantindo à população um novo equipamento hidroviário, mais seguro e confortável e que possa estimular cada vez mais o turismo, o comércio e o desenvolvimento da cidade.” destacou o gestor.
Novo Terminal - Iniciado em setembro de 2021, o projeto de reconstrução do equipamento público conta com investimento de aproximadamente R$2,6 milhões. O novo terminal está localizado na Avenida Barão do Rio Branco. O espaço será equipado com novas cadeiras, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro.
O conjunto naval do terminal será constituído por uma rampa metálica de 20 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento. Por conta da variação do nível do rio, o conjunto contará com um sistema de articulação para acompanhamento do movimento realizado pelo flutuante, possibilitando sua fixação de modo seguro. A rampa metálica e o flutuante possuem coberturas metálicas para proteção dos usuários em meio à chuva ou demais eventos climáticos. O flutuante e a rampa metálica já foram devidamente instalados.
Atualmente, as equipes se concentram na execução de alvenaria da fachada e dos ambientes internos e na elevação da estrutura metálica da cobertura do terminal.