TV Cultura do Pará transmitirá, ao vivo, a terceira edição do Festival TEAlentos
Exibição ocorre nesta segunda-feira (03), a partir das 19h, no canal 2.1. Programação valoriza habilidades e talentos artísticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Com início previsto para às 19h desta segunda-feira (03), a TV Cultura do Pará iniciará a transmissão, ao vivo, do Festival TEAlentos que, em 2023, realiza a terceira edição. O evento tem como objetivo divulgar e valorizar as habilidades e talentos artísticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e poderá ser acompanhado em 118 municípios do Estado através do canal 2.1, com apresentação da jornalista Vanessa Vasconcelos. Essa é a terceira vez que a TV Cultura do Pará viabiliza a exibição do Festival.
Para a coordenadora estadual de políticas para o autismo, Nayara Barbalho, a parceria com a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) só tem a acrescentar na luta por respeito a pessoas com TEA.
“Essa parceria com a Funtelpa é muito importante porque é através dessa transmissão que muitas pessoas que estão em outros municípios do estado vão conseguir acompanhar toda a programação não apenas do festival em si, mas também toda a programação pensada para esse público no mês de abril, no estado”, afirma.
Ao promover lazer, visibilidade e inclusão social por meio da arte e cultura, o Festival TEAlentos trouxe novidades em 2023. O evento está dividido em dois momentos diferentes: a Mostra de Artes Visuais na Galeria Benedito Nunes, no Centur, que ocorreu no período de 27 de março a 1º de abril, e as apresentações de música e dança no Theatro da Paz, que ocorrerão logo mais e poderão ser vistas pela TV Cultura do Pará.
Para quem tem pessoa com Espectro Autista em casa, o reconhecimento garantido pela programação e pela transmissão do show de TEAlentos soma forças na busca pelo espaço dessas pessoas na sociedade.
“Eu acho essa transmissão de extrema importância, principalmente para autistas que têm altas habilidades, porque eles gostam que mostrem a sua arte. O meu filho aprendeu a desenhar desde que ele começou a se desenvolver, isso é um dom dele e ele gosta muito de mostrar que ama desenhar, e não só desenha como também toca; tudo que envolve arte, ele gosta muito. Esse festival dá muitas oportunidades para essas pessoas e mostra para a sociedade que ainda precisa de muita informação, que eles precisam de muito respeito para melhorar mais o mundo deles”, conta Elieide Veloso, mãe do Vinícius Veloso, de 11 anos, que é autista e expôs seus desenhos feitos com lápis, caneta e papel, na Mostra de Artes Visuais promovida pelo Festival.
A produção de Vinícius se soma a outros 58 trabalhos desenvolvidos por 16 artistas com idades entre 10 e 38 anos, que vieram de municípios como Belém, Barcarena, Ananindeua, Ourém, Abaetetuba e Vigia de Nazaré.
O TEAlentos faz parte de um conjunto de ações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que criou, em 2020, a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa) como forma de implementação da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Serviço: A transmissão do Festival TEAlentos será transmitida, ao vivo, das 19h às 21h30, na TV Cultura do Pará, no canal 2.1.