Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO

Segup e Ideso vão capacitar agentes que atendem vítimas de violência doméstica

Policiais militares e civis participarão de curso realizado pelo Iesp, a fim de aprimorar o cenário de atendimento e oferecer dignidade e bem-estar às vítimas

Por André Macedo (SEGUP)
31/03/2023 22h00

Com o objetivo de qualificar o atendimento realizado pelos profissionais de segurança pública do Estado, nesta sexta-feira (31) foi lançado o curso de capacitação para atendimento de vítimas de violência doméstica, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e o Instituto de Desenvolvimento Social (Ideso). Uma solenidade realizada no auditório do Ministério Público, bairro da Cidade Velha, iniciou a formação prevista para o próximo dia 08 de abril.

Resultado de um termo de cooperação celebrado entre a Segup e o Ideso, o curso permitirá a capacitação de agentes das polícias Militar e Civil, com o objetivo de garantir direitos às mulheres que sofrem violência doméstica.Solenidade de lançamento do curso no auditório do Ministério Público

Estiveram presentes integrantes do Tribunal de Justiça do Pará, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Faculdade Adventista da Amazônia (Faama), além de profissionais que atuam no projeto.

O diretor do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), coronel BM Antônio Bentes, informou que o Instituto vai oferecer os melhores recursos para a formação dos agentes. “Dentro dos nossos serviços temos a plataforma de Ensino a Distância do Instituto, disponível para atender a formação dos policiais, bombeiros e demais agentes, mas principalmente servir como instrumento para formar toda a sociedade. Temos cursos que são ofertados através dessa plataforma, e é de suma importância, pois ajuda na capacitação daqueles profissionais que estão distante da capital, levando todo tipo de formação a eles”, disse o gestor.

A presidente do Ideso, Luciane Ferreira, vê na formação a possibilidade de mudar cada vez mais o cenário de atendimento às vítimas de violência, possibilitando dignidade e bem-estar. “Estamos vivendo uma realidade conjunta, onde várias instituições aqui estão presentes com o objetivo de transformar este cenário. Aqui vemos a importância da rede integrada, porque temos muitas famílias sofrendo com esta realidade”, destacou Luciane Ferreira.

Qualificação - A secretária de Estado da Mulher, Paula Gomes, frisou a importância da união institucionalizada para vencer o desafio da violência. “No Pará somos mais de 4 milhões de mulheres, e não podemos ver a mulher de forma isolada. Nessa oportunidade, quero parabenizar o Ideso e todas as instituições, inclusive a deputada (federal) Elcione, que é sensível à causa e aportou recurso para que esse curso chegue aos policiais, qualificando o atendimento. A formação precisa chegar a lugares em que as mulheres têm em vocês, policiais, a primeira intervenção”, disse a titular da Secretaria.

A formação será alinhada com cada segmento da segurança pública, considerando a logística e dinâmica. Alcançando os 144 municípios paraenses, o curso deve ocorrer primordialmente a distância (EaD), aumentando o público atendido nas regiões de Integração do Estado.