Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Secult realiza Preamar Abril Indígena no próximo dia 2 de abril

Na data também ocorre o Domingo da Gratuidade, de 9h às 16h, em todos os museus do Estado

Por Josie Soeiro (SECULT)
31/03/2023 13h05

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove neste domingo, 02 de abril, o Preamar Abril Indígena. A programação será realizada de 8h às 18h, na Praça da Fonte - Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém. Nesta edição, cerca de dez empreendedores indígenas participarão da feira de economia criativa, para expor e comercializar artigos de artesanato, utilidades e gastronomia. Além disso, a iniciativa contará com shows de Márcia Kambeba e Gabriel Pequeno Yawanawá. 

Márcia Kambeba, originária do povo Omágua/Kambeba, escritora, poeta e compositora fará uma apresentação do show Kuara Açu, um sarau de canto e poesia. As músicas e os poemas tratam da relação dos povos com o território, a natureza, a partir de ações de cooperação e respeito. 

“A minha expectativa é de que esse Abril Indígena proporcione às pessoas que estarão participando a consciência de que somos todos parentes no sentido de pensar a solidariedade, a relação de bem-viver na coletividade, bem como o respeito que se deve ter com a identidade do outro, com a ideia de vivência de uma cultura que se difere da cidade. E celebremos juntos a sabedoria que os povos originários têm a partilhar”, declarou Kambeba.

Outro artista que irá se apresentar, Gabriel Pequeno Yawanawá, percorre o Brasil e a Amazônia para levar os ensinamentos de seu povo, tanto sobre a arte indígena, quanto sobre o legado dos rituais da floresta e práticas de cura.

Domingo da gratuidade - Por ser o primeiro domingo do mês, no dia 2 também ocorre o Domingo da Gratuidade, com acesso gratuito aos Museus e Memoriais do Estado, de 9h às 16h. Além das exposições permanentes nos espaços museais, os visitantes também poderão conferir a exposição "Imagens que não se conformam", aberta no Museu do Estado do Pará, e "Brasil Futuro: as formas da democracia", na Casa das Onze Janelas.