Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GARANTIA DE DIREITOS

Políticas de valorização das mulheres são tema de conferência no Pará

Mulheres indígenas e quilombolas da Amazônia participaram do encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, juntamente com representante do Governo Federal

Por Evaldo Júnior (SECOM)
30/03/2023 20h36

Criada há menos de um mês pelo governador Helder Barbalho, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) consolida o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Pará. Na tarde desta quinta-feira (30), a Secretaria promoveu conferência entre representantes de entidades municipais, estaduais e federais ligadas aos direitos da população feminina. Mulheres indígenas e quilombolas da Amazônia dialogaram sobre ações referentes à garantia de direitos constitucionais e humanitários.

Ações alinhadas entre as três esferas de poder foram discutidas pelas participantes do encontro no ParáO evento foi presidido pela secretária de Estado da Mulher, Paula Gomes. “Nós estamos finalizando o mês de março, mês da mulher, e hoje tivemos um encontro importante, dialogando com o governo federal para que a gente possa buscar estabelecer as políticas e estar alinhado junto ao Ministério da Mulher. Buscar os investimentos que possam trazer a efetividade das políticas. Foi um momento de troca e construção com vereadores de Belém, deputadas estaduais, com a colega Paula Titan, e podemos participar todas desta construção”, destacou a secretária.

Entre as convidadas, a secretária nacional da Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, do Ministério das Mulheres, Carmen Foro. Natural de Igarapé-Miri, a ela enfatizou o momento positivo para as mulheres amazônidas. “Essa parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal é muito importante. Agora, vemos vontade política em fazer diferente. Agora, temos uma Secretaria de política para as mulheres no Pará. Aos olhos de muitos governos, essa iniciativa não foi importante. A questão do emprego, da violência contra as mulheres, da autonomia econômica, é algo que acaba influenciando em todos os estados, mas aqui no Norte, infelizmente, ainda é um processo grave”, disse Carmen Foro.

A secretária nacional destacou ainda a construção em Belém da “Casa da Mulher Brasileira", que terá apoio do governo estadual. "O Governo Federal está aportando recursos, e mais mulheres serão atendidas. A compreensão que temos como Governo é ter essa aliança em todas as esferas. Estamos em um momento de diálogo”, enfatizou.

Carmen Foro (e) e Paula Gomes estão à frente da gestão das políticas públicas destinadas às mulheres Protagonismo – Em iniciativa inédita no Pará, o governador Helder Barbalho criou a primeira Secretaria de Estado da Mulher (Semu) em 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Entre as funções do órgão está a garantia dos direitos femininos das mulheres que vivem no Pará.

À época, o chefe do Executivo disse que “trabalhamos para viver em um Estado inclusivo, que trata todos de modo igual, priorizando as mulheres, a partir de ações de saúde, educação, segurança, e também de oportunidades de trabalho. Desta feita, a Secretaria estará liderando, a partir da convocação da sociedade e dos municípios, a construção de uma sociedade que garanta que as mulheres estejam à frente da construção de um Estado forte”.