Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas e Polícia Civil assinam termo de cooperação técnica para atendimento psiquiátrico

A iniciativa, que está inserida no Programa de Residência Médica do HC, ampliará atendimento psiquiátrico aos servidores da Polícia Civil

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
27/03/2023 17h10

Na manhã desta segunda-feira (27/03), foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) e a Polícia Civil do Pará (PC), que levará atendimento psiquiátrico aos servidores do órgão da Segurança Pública. A assistência médica será realizada por médicos residentes do Programa de Residência Médica em psiquiatria do HC, que atuarão sob supervisão de seus preceptores. O ato de assinatura contou com a participação de gestores dos dois órgãos. 

Os atendimentos médicos serão realizados por meio de agendamento prévio junto à Diretoria de Atendimento ao Servidor, e acontecerão em um prédio da Polícia Civil, localizado no bairro do Umarizal. “Semanalmente, cerca de 15 policiais serão atendidos pelos médicos residentes. E sem qualquer custo adicional, a Polícia Civil conseguirá ampliar a rede de atendimento psiquiátrico entre seus servidores”, explicou Dirceu Rigoni, psiquiatra e coordenador do Programa de Residência Médica em psiquiatria do HC. 

Para Heloisa Guimarães, diretora-presidente do HC, a iniciativa trará benefícios para a instituição, Polícia Civil e sociedade. “É gratificante poder assinar um termo de cooperação tão importante e que levará atendimento médico de qualidade aos servidores da Polícia Civil”, pontuou a diretora. 

O delegado-geral da PC, Walter Resende, ressaltou que “esse acordo é importante para que possamos ampliar a qualidade e a quantidade dos atendimentos em saúde aos nossos servidores, a partir da experiência de um hospital público de referência. Esse bem-estar de nossas equipes é um compromisso da Polícia Civil", disse. 

Ensino e pesquisa - O termo de cooperação possibilitará, também, que médicos residentes desenvolvam projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados às residências disponibilizadas pela instituição. “A experiência recebida pelos residentes será grande, já que atuarão com um público diferente”, acrescentou Dirceu Rigoni.

Atualmente, a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), por meio do Serviço de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa (SEGRAO), dispõe de orientação metodológica, que visa orientar e acompanhar os pesquisadores na elaboração e estruturação de seus projetos. O serviço de pesquisa incentiva e apoia os pesquisadores e servidoras deste hospital ao desenvolvimento científico e tecnológico, nas atividades de pesquisa em saúde no Estado do Pará, para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando a produção científica para realizada Amazônica.

Texto com colaboração de Marcelo Leite (Ascom PC)