Governo do Pará realiza oficinas temáticas regionalizadas para o Plano Plurianual 2024-2027
Como parte integrante da elaboração do Plano Plurianual (PPA), as Oficinas Temáticas Regionalizadas, coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), têm função primordial na construção dos investimentos estruturantes e ações estratégicas que nortearão a identificação das metas governamentais a serem cumpridas no período de 2024 a 2027.
As oficinas têm como objetivo discutir, por região de integração, os eixos temáticos, identificando os principais investimentos e ações, de forma intersetorial, a partir da análise dos principais indicadores regionalizados das políticas públicas. “Essa semana, realizamos uma etapa muito importante para a elaboração do PPA, que foram as oficinas regionalizadas. E esse momento foi fundamental, pois nos trouxe um conhecimento local, onde o governo pôde compreender melhor as especificidades e demandas de cada região do Estado. Isso é importante para que a política pública esteja mais alinhada às realidades de cada região de integração”, falou Elieth de Fátima Braga, titular da Seplad.O PPA é necessário para viabilizar obras essenciais à população, como o Hospital da Mulher, em Belém
Desde o último dia 14, gestores e técnicos dos órgãos públicos se reuniram na Fundação Cultural do Pará (FCP), para aprofundar o conhecimento dos índices e diagnósticos socioambientais de cada região de integração, destacando as potencialidades de cada uma e identificando as áreas estratégicas e de maior necessidade de investimentos.
"O PPA é o momento onde todos os órgãos da administração estadual unem forças no planejamento, em prol do crescimento da sociedade e da nossa economia, assim na área do meio ambiente como um todo. Hoje estamos tentando caminhar para um desenvolvimento sustentável e muitos são os desafios. A Fapespa diante desse cenário, tem um papel importante por que ela vem justamente subsidiar, através de seus estudos, indicadores e informações um vasto material de apoio para esse planejamento”, explicou Valenda Pimentel, Diretora de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação, da Fapespa.
O PPA é um instrumento importante para o planejamento e gestão do Estado, pois permite que o governo tenha uma visão a médio prazo das políticas e programas que serão implementados, permitindo uma melhor distribuição de recursos e maior capacidade na implantação das políticas públicas.
Reconstrução da Rodovia PA-140: infraestrutura viária na região Nordeste"O PPA é muito importante por que é ele quem vai direcionar o Estado pelos próximos quatro anos. Então o desenvolvimento que vai acontecer, será todo em função do que nós planejarmos; as ações; as metas; os programas. E é isso que vai mostrar o rumo que o nosso Estado vai ter. O Pará está em uma condição privilegiada no cenário mundial, principalmente na questão do clima, considerando que a Amazônia é vista como uma floresta estratégica para o mundo em termos de carbono de clima e até de recursos hídricos”, disse Carlos Machado, Coordenador de Planejamento, da Semas.
Construção de ponte sobre o Rio Xingu, que ampliará a mobilidade no centro-oeste paraenseReforçando o compromisso e dedicação do governo aos projetos ligados à inclusão social e meio ambiente, o PPA tem como tema para os próximos 4 anos, "O Pará que Queremos: justo, inclusivo e ambientalmente sustentável."
A próxima etapa consiste no processo de escuta social com a realização de 12 audiências públicas em todas as regiões de integração do Estado para a participação social, que também poderá ser realizada por meio do site "Planeja Cidadão".
BASE ESTRATÉGICA DO PPA 2024-2027
Orientam a elaboração do Plano Plurianual PPA 2024-2027 a premissa do planejamento regionalizado, assim como ao Plano de Governo 2023-2026, Planos Setoriais de médio e longo prazos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
Além dessas bases, a partir da decisão de governo de implantar o Planejamento de Longo Prazo, PARÁ 2050, com fundamento na construção de um “Futuro com Desenvolvimento Sustentável”. Será o primeiro PPA que será executado com essa indicação estratégica.