Adepará orienta sobre consumo sustentável em evento do Ministério Público
Fiscais da Agência orientam consumidor, produtor e responsáveis por estabelecimentos que processam alimentos de origem animal e vegetal
Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) participaram de evento sobre consumo sustentável, alusivo ao Dia do Consumidor - 15 de Março, promovido pelo Ministério Público do Estado, enfatizando a importância do consumo de alimentos seguros. A ação ocorreu nesta quarta-feira (15), e contou com a participação de representantes de outras instituições e feira sustentável.
Os fiscais da Adepará realizam um trabalho de orientação para o consumidor, que aprende a identificar os produtos com selos de inspeção, que pode ser municipal, estadual ou federal, atestando a qualidade. A orientação também é direcionada ao produtor e a responsáveis por estabelecimentos que processam alimentos de origem animal e vegetal, os quais precisam estar cadastrados na Agência.
O trabalho dos fiscais visa garantir o consumo seguro de alimentos“O trabalho da educação sanitária é para orientar a população a reconhecer um produto que é cadastrado, reconhecido pelo selo de inspeção vegetal. Trabalhamos junto com a sociedade sobre consumir produtos legalizados e seguros”, informou Gabriela Cunha, fiscal estadual.
Durante o evento, os fiscais mostraram alguns produtos de origem vegetal que são cadastrados na Agência e possuem selo de inspeção, e distribuíram material impresso com orientações mais específicas.
Equipe de fiscais envolvida na ação do MPESegurança - O trabalho do Serviço de Inspeção animal e vegetal é realizado seguindo as normativas sanitárias e legislações para alimentos, e funciona como certificado de qualidade para o produto, garantindo ao consumidor todas as normas de segurança.
“O Serviço de Inspeção garante que aqueles estabelecimentos que processam alimentos estão seguindo todas as normativas sanitárias. Se o produto que está no supermercado se encontra sem algum selo de inspeção, isso não garante a qualidade. O consumidor precisa procurar o selo nos produtos processados, pois garante que são de qualidade e que o estabelecimento está seguindo todas as normativas vigentes”, ressaltou o gerente de Defesa Vegetal e diretor interino de Defesa e Inspeção Vegetal, agrônomo Rafael Haber.
As agroindústrias certificadas recebem inspeções rotineiras e o acompanhamento de agentes da Adepará. Esse trabalho contínuo assegura a manutenção da qualidade da produção de estabelecimentos certificados.