Obra de reconstrução do Terminal Hidroviário do Acará executa 60% dos serviços
Mais de 55 mil pessoas serão beneficiadas com o novo equipamento que vai garantir maior segurança e conforto no embarque e desembarque
As obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário do município do Acará, na região nordeste do Estado, avançam e já alcançam cerca de 60% dos serviços executados. Em breve, o equipamento será entregue à população acaraense, beneficiando os mais de 55 mil habitantes do município.
Nesta segunda-feira (06), o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), órgão responsável pelas obras no terminal, recebeu o prefeito do município do Acará, Pedro Paulo Gouvea Moraes (MDB), conhecido como Pedrinho da Balsa, na sede da CPH, em Belém. Durante o encontro, o titular da Companhia destacou o avanço das obras.
“Hoje estamos recebendo o prefeito do município do Acará para tratar sobre o andamento das obras do Terminal Hidroviário da cidade. Sabemos da importância deste equipamento e estamos empenhados para que os trabalhos possam ser concluídos o mais breve possível, garantindo mais conforto e segurança a todos que precisarem embarcar e desembarcar na cidade.” pontuou o presidente.
Novo Terminal - Localizado na Rua Presidente Figueiredo, às margens do Rio Acará, o Terminal Hidroviário da cidade está passando por obras que vão garantir a completa reconstrução do espaço para melhor atender os moradores e visitantes do município, potencializando a economia e o turismo local.
Com investimentos na ordem de R$ 2,6 milhões, o projeto do novo Terminal Hidroviário do Acará vai garantir novos ambientes como área exclusiva para transbordo de cargas, guichês para vendas de passagens, lanchonete, banheiros e salas para órgãos oficiais. Todos os espaços serão integrados por meio de uma área de circulação com mais de 110 metros quadrados.
A obra do terminal também conta com um moderno Conjunto Naval, composto por uma plataforma em concreto que dará acesso a uma rampa metálica de 22 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento, ambos cobertos e já finalizados. A rampa metálica conta, ainda, com sistema de articulação e estrutura preparada para movimentação sem quaisquer danos estruturais ou deformações plásticas, garantindo a segurança em todo trajeto de embarque e desembarque de passageiros no terminal.
Atualmente, as equipes da CPH trabalham na execução da estrutura metálica da cobertura do terminal, aplicação de selador e massa acrílica na fachada e nas áreas internas do espaço e execução do reforço estrutural na laje e concretagem dos blocos de fundação.