Procuradoria Geral do Estado celebra alta de avaliações positivas em pesquisa anual
Levantamento aponta que cerca de 90% do público considera excelente ou bom o encaminhamento recebido e apenas 10% acha que pode melhorar
Cerca de 76,27% das respostas do público externo da Procuradoria Geral do Estado avaliaram a qualidade do atendimento como “excelente” (33,9%) ou “boa” (42,37%). Já a pesquisa do público interno demonstrou que 89,32% das respostas afirmaram gostar de trabalhar no órgão. Esses e outros indicativos fazem parte da Pesquisa de Opinião Anual da PGE, que recebeu respostas até o dia 27 de fevereiro e avaliou áreas como qualidade, a celeridade e a eficiência do atendimento, além da transparência das informações divulgadas.
Foram dois tipos de pesquisa: uma externa, destinada ao público em geral, e outra interna, voltada a servidores da casa. O Núcleo de Planejamento (Nuplan) da Procuradoria já fez uma análise mais apurada, com estabelecimento de comparativo, entre as pesquisas internas realizadas em 2022 e 2023. A análise dos dados da externa ainda estão em andamento.
O sentimento de valorização no corpo funcional evoluiu muito entre 2022 e 2023, saindo de 14% para 46%. A autonomia também merece destaques. Os servidores e procuradores que participaram das duas pesquisas (22 e 23) sentem que esse item melhorou, evoluiu de 40% para 50%.
O recebimento de feedbacks passou de 55% para 60%. Ao mesmo tempo, o percentual das pessoas que responderam negativamente a essa pergunta foi reduzido de 5% para 2%. "O acompanhamento anual dos indicadores pode revelar que a PGE está investindo em uma gestão mas participativa e integrada", avalia Ieda Fernandes, coordenadora do Nuplan da PGE.
O sentimento de equipe também é apontado na pesquisa como um item que evoluiu nos dois últimos anos, passando de 67% para 73%.
"Para 2023, a PGE tem o enorme desafio de iniciar a execução do planejamento estratégico do órgão a partir dos resultados do trabalho conduzido em 2022 pela Dextro Consultoria. Agora é a hora de 'rodar' o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir), ferramenta de qualidade utilizada para controle e melhoria contínua organizacional", antecipa Ieda.
Destaques da pesquisa externa. Cerca de 90% consideram excelente ou bom o encaminhamento recebido e apenas 10% acha que pode melhorar, 74% consideram alta a agilidade na identificação do responsável, isto é, excelente ou boa.
Em 2023, 77% consideram alta a celeridade e agilidade nas respostas (excelente ou boa), enquanto em 2022 o percentual era de
56%
"A atual gestão da PGE considerou importante incluir novas perguntas na pesquisa de 2023 para reforçar a avaliação do cidadão sobre o atendimento prestado pelo órgão. Isso ocorreu, por exemplo, com a pergunta sobre 'Agilidade na identificação do responsável pelo seu assunto/processo', que passou a ser incorporada ao questionário, e nesse primeiro ciclo de avaliação contou com 74% de respostas positivas (excelente e boa)", comemora a servidora.