Programa de editais do Governo do Estado valoriza a produção cultural no Pará
Somente nos dois primeiros meses deste ano, a Fundação Cultural do Pará lançou oito editais para a promoção de diversas linguagens artísticas
Em Belém, a sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), na avenida Gentil BittencourtO Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, lançou cerca de oito editais neste dois primeiros meses de 2023. A série faz parte do Programa #CulturaPará, e objetiva valorizar a produção artística no Estado. Pelo menos sete certames de fomento à cultura ainda estão previstos para sair este ano.
Os novos editais estão distribuídos entre os meses de março, abril e maio, sendo que já foram lançados certames voltados para artes cênicas, plásticas, fotográficas, e de obras literárias e de não ficção. Além desses, foi divulgado o Prêmio Mergulho FCP, que dá oportunidade de ocupação da Casa das Artes. Ainda estão previstos certames de ocupação da Casa da Linguagem e do Teatro Waldemar Henrique.
O pacote de editais tem investimento de mais de 15 milhões de reais, valor cinco vezes maior que em gestões anteriores. O programa ainda prevê a inclusão de categorias voltadas para a literatura indígena, negra, feminina e LGBTQIA +. Cerca de 200 projetos contemplados devem ser desenvolvidos nas Usinas da Paz.
Entre os mais conhecidos do público, estão o Prêmio Branco de Melo e o de Bibliotecas Comunitárias, que encerraram as inscrições no início do ano. Esse último já passou da fase de homologação do resultado final. Em fevereiro, ainda, conclui-se a inscrição para o Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura.
Confira as informações do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, clicando aqui
Confira as informações do Prêmio Branco de Melo, clicando aqui
Confira as informações do Prêmio Novos Contemporâneos, clicando aqui
Confira as informações do Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística, clicando aqui
Confira as informações do Prêmio de Obras Literárias e de Não-Ficção, clicando aqui
Confira as informações do Prêmio Mergulho FCP, clicando aqui.
Texto de Álvaro Frota