Operação Yara prende em flagrante homem com entorpecentes e realiza 400 abordagens
Os rios próximos a Belém são, muitas vezes, porta de entrada para o tráfico de drogas, comercialização de produtos ilegais, entre outros crimes, que influenciam diretamente a violência na Região Metropolitana de Belém (RMB). Para intensificar e otimizar as ações repressivas nas regiões das ilhas pertencentes à capital, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou a Operação Yara na ilha de Cotijuba, neste sábado, 26.
Durante a operação, por meio de uma denúncia anônima, um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas, na comunidade conhecida como Pedra Branca. Com ele foram encontrados 43 petecas de substância esbranquiçada semelhante à cocaína e 30 papelotes esverdeados semelhantes à maconha. Ele foi encaminhado para a Seccional de Polícia de Icoaraci, onde foi autuado e está à disposição da justiça.
Na operação, que durou aproximadamente 12 horas, 400 pessoas foram abordadas, 28 veículos vistoriados e detectados com irregulares administrativas, 10 estabelecimentos fiscalizados, sendo dois advertidos por estarem com sonorização acima do permitido e 30 espaços como bares, pousadas e restaurantes inspecionados pelo Corpo de Bombeiros, o que culminou em 21 notificações, sendo a maior parte delas em decorrência de extintor inoperante ou com a carga vencida. Em lugares de difícil acesso, onde a locomoção em carros e motos não era possível, foram feitas incursões a pé.
Para a comandante do Policiamento da Capital II, coronel Érika Pereira, a operação obteve um resultado muito significativo. “A operação Yara foi muito exitosa nos trabalhos que desenvolveu. Chegamos, com a ajuda da comunidade, que nos recebeu com uma receptividade muito boa, até a um traficante. Essas ações impactam diretamente na violência e criminalidade em Belém e cidades próximas. As operações nas ilhas são prioridade para o comando do CPC II, denominado como comando das ilhas”, ressaltou a comandante.
Participaram da ação integrada, a Polícia Civil, por meio da Seccional de Icoaraci, DRCO, DPA e Dema; Corpo de Bombeiros Militar; Guarda Municipal de Belém; Secretaria de Estado de Segurança Pública (Secretarias Ajduntas de Gestão Operacional e de Inteligência e Análise Criminal e Grupamento Fluvial), Polícia Militar do Pará (Comando da Capital II, 10º Batalhão de Polícia Militar, Comando de Policiamento Ambiental, Companhia de Policiamento Fluvial), além do Exército, que teve o papel fundamental por disponibilizar o ferry boat para a condução de todos os participantes.
A operação Yara teve início na terça-feira, 22 e permanece até a quinta-feira, 31, realizando operações repressivas nas águas. Na sexta-feira, 25 o dia foi destinado para ações de prevenção, quando mais de mil pessoas foram beneficiadas com serviços gratuitos.