Profissionais de saúde discutem aspectos do aleitamento materno
As estratégias de incentivo à amamentação estiveram entre as discussões principais do Fórum de Bancos de Leite Humano do Estado do Pará, iniciado em Belém nesta segunda-feira, 28, como o primeiro de três eventos cujo objetivo é ampliar o debate sobre políticas públicas e as estratégias que já incentivam a amamentação e a distribuição de leite a bebês prematuros e de baixo peso. Nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, ainda serão realizados o II Curso de Sensibilização de Gestores para o Hospital Amigo da Criança e o II Workshop dos Hospitais Amigos da Criança do Pará.
Alusivas ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, ocorrido no dia 19 de maio, as atividades são realizadas a partir da articulação da Coordenação de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), sempre pelas manhãs.
“Estamos discutindo os avanços conquistados na história das políticas públicas voltadas para o aleitamento materno, doação de leite humano e os impactos dessas iniciativas na redução da mortalidade infantil no Pará em 11,11%, entre 2011 e 2016”, explica a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo.
Ela relembra que, durante esse período, o governo estadual vem atuando de forma intensiva no combate à mortalidade infantil por meio da execução e orientação de programas, como a Rede Cegonha e a Estratégia QualiNeo, do Ministério da Saúde, e pelo Método Canguru, aplicado na Santa Casa, em Belém, que tem se configurado como uma das políticas públicas que tem conseguido diminuir as taxas de mortalidade, sobretudo na faixa etária neonatal.
O Fórum de Bancos de Leite Humano do Estado do Pará teve como tema “Planejando juntos os próximos quatro anos” e na realização contou com o apoio da Fundação Santa Casa de Misericórdia e do Corpo de Bombeiros.
Nesta terça-feira, 29, sob o tema “Fortalecendo e Sustentando a Ihac: um curso para gestores”, ocorrerá o II Curso de Sensibilização de Gestores para o Hospital Amigo da Criança, atividade específica para diretores de instituições que desejam obter o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esse título prevê uma série de regras e legislação específica, com o objetivo de promover o incentivo à amamentação e atuar segundo as boas práticas de parto e nascimento, além de realizar treinamentos constantes para que os funcionários participem ativamente do processo de incentivo ao aleitamento materno.
No dia 30, durante o II Workshop dos Hospitais Amigos da Criança do Pará, com o tema “Ser um hospital Amigo da Criança nos novos critérios da Ihac: portaria 1.153/2014”, representantes dos Hospitais Santo Antonio Maria Zaccaria, de Bragança, e Divina Providência, de Marituba, abordarão a experiência dessas duas instituições já terem o título “Hospital Amigo da Criança”.
Na programação, integrantes das áreas técnicas da Sespa e da Santa Casa abordarão os avanços na legislação sobre o assunto em meio a atualizações da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Para os eventos que ainda serão realizados, os interessados em participar devem procurar a equipe técnica da Coordenação Estadual de Saúde da Criança, situada na Rua Presidente Pernambuco, 489, entre as Avenidas Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, em Batista Campos. Telefone: (91) 4006 4305. e-mail: [email protected].