Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E LAZER

Projeto 'Espaços Abertos' toma esporte como meio de interação entre crianças e jovens

Iniciativa recorre a diferentes formas de vivências e práticas esportivas com foco na inclusão e no bem-estar de todos os participantes das atividades

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
03/02/2023 16h13

Adolescentes se divertem com jogos diversos no Projeto ″Espaços Abertos″ promovido pela Fundação ParáPazO Projeto “Espaços Abertos”, executado pela Fundação ParáPaz, surgiu, ainda em 2019, com uma proposta de levar atividades esportivas e recreativas às crianças, jovens e adultos durante a programação do “Cidadania por Todo o Pará”, outro programa da ParáPaz, que percorre o Estado com serviços integrados de diversos órgãos e beneficia a população com emissões de documentos, atendimentos médicos, entre outros. 

Atualmente, o projeto passou a promover ações independentes em diversos locais, como escolas, praças e nas Usinas da Paz. A demanda é tanta que, segundo o coordenador Carlos Valente, às vezes a equipe precisa se dividir para dar conta de atender todas as demandas. “Efetuamos várias parcerias para levar entretenimento e acesso ao esporte às crianças, adolescentes e também aos adultos”, disse. 

Fundação ParáPaz garante atividades lúdicas e esportivas para crianças, jovens e adultosAinda segundo o coordenador, o principal objetivo em promover estas ações é proporcionar o ‘esporte de participação’. Diferente do ‘alto rendimento’, que tem como propósito a busca pela superação, pela formação de atleta, pelo seguimento de regras das federações esportivas, que foca na vitória e, por isso, selecionam sempre os melhores em cada modalidade para atuar em competições, o de ‘participação’ busca agregar a todos, ou seja, proporciona a interação social sem o compromisso da competição, adaptando as regras dos jogos aos que necessitam, valorizando o bem-estar físico e psicológico do cidadão, focando na diversão, no relaxamento, na descontração e, claro, estimulando a prática de atividades e, quem sabe, de novas habilidades de futuros atletas.

“Existem diferentes formas de vivências e práticas esportivas e a inclusão de todos é fundamental nas atividades do projeto. Promovemos atividades lúdicas, sem compromisso com o resultado, que atrai aquela criança que não tem aptidão em alguma modalidade específica, mas acaba se encontrando em outra, ou então que esteja ali só porque gosta de brincar e se divertir. Essa atitude resgata, cada vez mais, a segurança e o interesse delas, já que sentem integradas e confiantes”, pontuou Carlos, que além de ser o coordenador geral e idealizador dos “Espaços Abertos”, é educador físico, atuante há 19 anos, onde já passou por escolas públicas e privadas.

O esporte tem o poder da socialização, da formação de cidadão, da educação, da disciplina e ainda possibilita benefícios à saúde, além de criar e fortalecer laços. Deste modo, o projeto sempre viabiliza estas ações que incluem jogos de tabuleiro, manbol, voleibol, cabo de guerra, futebol, pinturas, teatro, contação de histórias, cantigas de roda, musicalização, e até mesmo oficinas, como a de bijouterias, sempre um sucesso entre os jovens, já que eles ganham o material utilizado em aula e podem personalizar pulseiras e até acessório para o celular.

Capacitação – Para que o resultado esperado seja alcançado, outros educadores físicos da Fundação ParáPaz também participam das programações, dando apoio e ensinando determinada atividade à quem precisa. Estes profissionais também passam por capacitações para que atendam a população da melhor maneira, educando e ensinando da forma correta, seja num jogo de xadrez ou as regras do voleibol.

“Já promovemos qualificações, treinamentos e oficinas para nossos colaboradores. A última foi de xadrez. É necessário que eles tenham esse conhecimento para pode passar adiante, então é uma preocupação nossa mantê-los sempre atualizados”, comentou Carlos.

Programação – Em janeiro, o projeto participou da Colônia de Férias das Usinas da Paz e promoveu atividades em quatro unidades, na Região Metropolitana de Belém, atendendo mais de 300 crianças. 

Em fevereiro, o projeto realizará atividades gratuitas em sete unidades das Usinas da Paz em comemoração ao carnaval. Com início no próximo dia 8 até o dia 16.

Dia 08 – UsiPaz Padre Bruno Sechi (Bengui) – 08h
Dia 09 – UsiPaz Jurunas/Condor
Dia 10 – UsiPaz Cabanagem – 08h
Dia 13 – UsiPaz Guamá – 08h
Dia 14 – UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro (Icuí-Guajará)
Dia 15 – UsiPaz Terra Firme
Dia 16 – UsiPaz Antônia Corrêa (Nova União – Marituba)