Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Codec participa de seminário sobre Reforma Tributária e debate impactos para atração de investimentos no Pará

Evento realizado em Belém reuniu especialistas, empresários e estudantes para discutir efeitos do novo sistema tributário na competitividade dos estados e no desenvolvimento regional

Por Thais Menezes (CODEC)
09/03/2026 18h37

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) participou do I Seminário de Reforma Tributária, promovido pela Unafisco, no auditório da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), em Belém. O encontro reuniu advogados, economistas, administradores, estudantes e empresários interessados em compreender os impactos das mudanças no sistema tributário brasileiro e seus reflexos para o ambiente de negócios e a atração de investimentos no Estado.

Representando a Codec, o diretor de Estratégia e Relações Institucionais, Pádua Rodrigues, participou como palestrante e apresentou uma análise sobre os possíveis reflexos da reforma nas principais matrizes econômicas do Pará, com destaque para os setores de mineração, agronegócio e energia, atividades que têm papel decisivo na economia estadual e na pauta de exportações.

Durante a apresentação, o diretor explicou que o novo modelo tributário tende a alterar a dinâmica de competitividade entre os estados, especialmente com a redução gradual dos incentivos fiscais, cenário que amplia a importância de fatores estruturais na decisão de investidores.

“A discussão sobre a reforma tributária ultrapassa o campo técnico e alcança diretamente as estratégias de desenvolvimento regional. Ao representar a Codec e a Associação Comercial do Pará neste seminário, buscamos contribuir com uma reflexão sobre como os estados e as organizações podem se posicionar em um novo cenário econômico. O Pará reúne cadeias produtivas robustas, capacidade logística em expansão e um território com grande potencial industrial. O papel da Codec, em diálogo permanente com o setor produtivo, é justamente estruturar condições para que esses ativos se traduzam em novos investimentos, geração de emprego e dinamização da economia”, afirmou Pádua Rodrigues.

Investimentos e competitividade

Ao longo do seminário, participantes levantaram questionamentos sobre a prospecção de empresas e a implantação de novos empreendimentos industriais diante do novo ambiente tributário. Entre os temas discutidos esteve o possível impacto da reforma em projetos estratégicos voltados à atração de investimentos, como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena.

Segundo Pádua Rodrigues, o regime das Zonas de Processamento de Exportação possui legislação própria e incentivos vinculados à atividade exportadora, o que contribui para manter a competitividade desse modelo mesmo diante das mudanças previstas no sistema tributário nacional.

Também foram debatidos os mecanismos de transição previstos na reforma tributária, como a extinção gradual dos incentivos fiscais até 2033, além da criação do Fundo de Desenvolvimento Regional e do Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais. Os instrumentos foram estabelecidos para apoiar estados e municípios durante o processo de adaptação ao novo modelo e compensar empresas pelas perdas de incentivos.

Participação institucional

A programação contou ainda com a participação de colaboradoras da própria Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará, entre elas Rosa Isabel, coordenadora de Controle Interno; Rosa Costa, gerente de Contabilidade; e Sabrina Sena, gerente de Atendimento a Novos Negócios.

O público presente participou ativamente do encontro, trazendo dúvidas e reflexões sobre competitividade regional, investimentos e os caminhos que o país deverá seguir com a implementação do novo sistema tributário.