Fundação ParáPaz promove dois dias de ação de cidadania em Acará
Ao todo, foram emitidos 360 carteiras de identidade; 174 encaminhamentos para emissão da 2ª via de certidão de nascimento, mais de 220 atendimentos pela Defensoria Pública
Aos 51 anos, Clodoaldo Gomes conseguiu assinar, pela primeira vez, seu próprio nome no documento de identidade, emitido durante ação realizada pela Fundação ParáPaz na sexta-feira (27), na comunidade Nínive, no município de Acará, na região nordeste do Estado.
Ele aguardava por esse momento há muito tempo, pois sua via antiga, emitida há 19 anos e já sem validade, estava carimbada como “não alfabetizado” pois não sabia escrever. Hoje, seu Clodoaldo conta que aprendeu a ler, ainda com dificuldade, mas que estava extremamente feliz de atualizar um documento tão importante. “Durante esses anos. me esforcei e aprendi a escrever sozinho meu nome porque ficava com vergonha de não saber pelo menos isso. Agora, com o meu RG novo e ainda com a minha letra, me senti muito bem”, comemorou.
Oportunidade - Este foi apenas um dos serviços gratuitos disponíveis durante a programação que se estendeu até sábado (28) na Escola Estadual Felipe Patroni, no centro de Acará, beneficiando centenas de pessoas. Entre os parceiros, destaque para a Polícia Civil, Defensoria Pública e Prefeitura Municipal de Acará, que disponibilizou serviços de saúde, como consultas médicas, vacinas, entrega de medicamentos, atendimento odontológico e até coleta de preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), facilitando o acesso à muitas mulheres, como o caso da dona Luiza Socorro, de 53 anos, que informou não realizar o exame há mais de 2 anos.
“Cheguei com a intenção de tirar meu RG e pedir uma segunda via da certidão de nascimento e fiquei surpresa quando soube que estavam fazendo o exame e não perdi tempo. Foi uma mão na roda. Ainda bem que vim porque resolvi várias coisas só aqui”, disse.
O presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, reiterou o comprometimento do Governo do Estado com todos os paraenses e colocou os serviços à disposição dos municípios, com a intenção de contribuir para que todos tenham acesso à direitos básicos e essenciais, como cidadania e saúde.
O projeto “Entre Elas” realizou a tradicional roda de conversa com o público feminino para esclarecer sobre o direito das mulheres, sobre as formas de combater a violência e a rede de apoio nesses casos ou em situação de vulnerabilidade. Após os esclarecimentos, elas passaram por procedimentos estéticos, como limpeza de pele e design de sobrancelha.
O entretenimento e o lazer ficaram por conta do projeto “Espaços Abertos”, que proporcionou atividades e alegrou crianças e adultos que aguardavam atendimentos, tornando a espera mais agradável.
Atendimentos - A Ação Cidadania é um programa do governo do Estado realizado pela Fundação ParáPaz, e tem como objetivo levar serviços itinerantes às comunidades. Em dois dias, foram expedidas 360 carteiras de identidade; 174 encaminhamentos para emissão da 2ª via de certidão de nascimento, mais de 220 atendimentos pela Defensoria Pública, entre outros serviços.