Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANGUE

Campanha em parceria com estação cidadania de Icoaraci ajuda a manter estoque sanguíneo 

Por Vera Rojas (HEMOPA)
26/01/2023 20h51

Foto: DivulgaçãoA Fundação Hemopa segue sua programação de campanhas, interna e externa, com instituições parceriras públicas, privadas, ONG´s, Associações e com a sociedade em geral, com a finalidade de manter a regularidade do estoque de sangue para atendimento satisfatório da demanda transfusional da rede hospitalar.

Nesta semana, nos dias 24 e 25, a coleta de sangue com a Unidade Móvel do hemocentro contou com a parceria da Estação Cidadania Icoaraci. A ação resultou em 40 doações de sangue que vão beneficiar cerca de 160 pacientes adultos e, se tratando de pacientes infantis, este número dobra.

A autônoma, Cristina Irene Santiago, de 49 anos, fez sua primeira doação de sangueA autônoma, Cristina Irene Santiago, de 49 anos, fez sua primeira doação de sangueFoto: Divulgação A autônoma Cristina Irene Santiago, de 49 anos, aproveitou a proximidade da unidade de coleta para realizar sua primeira doação. “Tive a oportunidade de doar meu sangue para quem precisa, sem precisar ir para muito longe. Eu já desejava, mas não tive a oportunidade de doar em outros momentos, assim como muitas pessoas. Doei pela primeira vez e me sinto feliz de me  tornar voluntária”,  ressaltou. 

Já o marítimo, Alex Antônio Lima, 47, já é doador voluntário e também aproveitou a presença da Unidade Móvel no centro do Distrito de Icoaraci para realizar sua  primeira doação de 2023. “Eu estava aqui por perto e como ainda não tinha doado este ano, aproveitei para contribuir. É muito positivo o serviço de coleta do Hemopa ser realizado perto de casa, facilita a nossa doação”, disse o doador, parabenizando a iniciativa do Hemopa em descentralizar a coleta de sangue para mais perto dos voluntários.

Doador frequente, Alex Antônio Lima, 47, efetivou sua primeira doação de sangue de 2023Doador frequente, Alex Antônio Lima, 47, efetivou sua primeira doação de sangue de 2023Foto: DivulgaçãoA gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social, Juciara Farias, agradece a cada voluntário que reserva um pouco do seu tempo para salvar vidas, doando sangue. “Nossas ações dependem de todos vocês para garantir atendimento transfusional satisfatório no Pará. Convide parentes e amigos para doação de sangue. Disponibilizamos 11 serviços de coletas de sangue. Doe sangue no mais próximo de você, salve vidas!”.

A Hemorrede Estadual do Pará, responsável pelo abastecimento de sangue para mais de 200 hospitais, mantém atendimento tranfusional ininterrupto. Cada bolsa de sangue pode ajudar até 4 pacientes adultos e o dobro de pacientes infantis.

Instituições interessadas em firmar parceria para promoção da doação voluntárias de sangue  podem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sábado, de 8h às 17h, pelo fone: 32245048/ 08002808118.

Programação de campanhas até o dia 31/01:

Falfitec- Faculdade Filadélfia (Campanha Interna)

Data: 27/01/2023

Horário: 8h

Local: Travessa Padre Eutíquio, 2109

Previsão: 30 voluntários

Infraestrutura: Com micro ônibus

Artcosplay (Campanha Interna)

Data: 28/01/2023

Horário: 10h

Local: Travessa Padre Eutíquio, 2109

Previsão: 20 voluntários

Infraestrutura: Unidade móvel

Grau Técnico (Campanha Interna)

Data: 28/01/2023

Horário: 8h

Local: Travessa Padre Eutíquio, 2109

Previsão: 30 voluntários

Infraestrutura: Com micro ônibus

Usina da Paz – Benguí (Campanha Externa)

Data: 31/01/2023

Horário: 8h às 16h

Local: Passagem Primeiro de Julho, 32 – Benguí

Previsão: 80 voluntários

Infraestrutura: : Unidade móvel, trailer e infláveis

Quem pode doar sangue

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura.

Autoria: Vera Rojas com informações de Thays Garcia (estagiária)