Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'FORMA PARÁ"

Rede Móvel de Atendimento Veterinário fortalece formação profissional no Sul do Pará

A parceria Sectet e Unifesspa leva formação e qualificação para futuros veterinários, em uma região que se destaca pela criação de bovinos

Por Fernanda Graim (SECTET)
23/01/2023 13h20

A região Sul do Pará está recebendo a Rede Móvel de Atendimento Veterinário, projeto inovador destinado a viabilizar as atividades de ensino nas turmas ofertadas pelo Programa Forma Pará. O projeto abrange a região denominada Centro de Estudos e Diagnóstico Veterinário (CEDIVet), localizada entre a margem ocidental do Rio Araguaia e a parte oriental do Rio Xingu.

Unidade de apoio já adquirida para ações do projetoO Centro foi idealizado pela equipe coordenada pelo professor Pedro Quevedo, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e viabilizado pelo aporte financeiro superior a R$ 5.000.000,00, recursos oriundos do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), órgão gestor do “Forma Pará”. 

O professor explica que o investimento contribuirá diretamente para a formação de mais de 100 médicos veterinários, a fim de atender a uma demanda latente da região sul do Estado, grande produtora de gado bovino. “Os impactos previstos na produção animal e em saúde pública elevarão os índices de desenvolvimento social em toda a área de influência do projeto”, frisa Pedro Quevedo.

Realidade profissional - A titular da Sectet, Edilza Fontes, enfatiza os benefícios do projeto para os estudantes. “A dinâmica de funcionamento do CEDIVet colocará acadêmicos em contato com a realidade de campo, caracterizando um universo altamente produtivo à população, pois os esforços são voltados às necessidades da sociedade”, ressalta a secretária. 

Até o momento foram adquiridas duas unidades de apoio, tipo reboque, dotadas de gerador e adaptadas para condução, contenção e tombamento de animais de grande porte, além de uma caminhonete para o deslocamento dos reboques. A novidade é a finalização do projeto de dois furgões adaptados para laboratórios de Diagnóstico de Enfermidades e Produção animal, um investimento aproximado de R$ 400.000,00 em cada veículo.

As novas aquisições estão sendo adaptadas para conduzir equipamentos de última geração no campo, colocando os acadêmicos diante dos desafios profissionais desde o início da fase de formação. Antes da chegada dos furgões, prevista para maio deste ano, os estudantes já estão tendo acesso a diversos equipamentos de última geração, adquiridos com recursos do governo do Estado.

A iniciativa reforça o compromisso com a qualificação profissional no Pará, viabilizada pela união de esforços entre o Governo do Pará, por meio da Sectet, e a União, via Unifesspa.

Texto: Ascom/Sectet (com informações da coordenação do Projeto Rede Móvel de Atendimento Veterinário)