Banpará-Bio já investiu mais de 17 milhões em atividades produtivas sustentáveis no estado
O programa, que é uma das iniciativas do Governo do Pará para fortalecer a produtividade no campo aliada à manutenção da floresta em pé, já efetivou mais de 100 operações de crédito
“Eu e minha família tínhamos o sonho ter uma lavoura de cacau e por meio do Banpará-Bio conseguimos realizar. Fui um dos primeiros produtores de Tucumã a fazer o financiamento e com o investimento, consegui plantar 5.376 pés de cacau, além de implementar meu trator e expandir minhas outras produções. Esse incentivo só veio a somar, permitindo dar um salto muito grande na minha produção e eu só tenho a agradecer pelo investimento e pelas orientações. Esse incentivo faz com que nós, produtores, possamos expandir o nosso trabalho”, ressalta Tássio Arraes, produtor de cacau do município de Tucumã e um dos beneficiados no estado com a linha de financiamento Banpará-Bio.
Desde o lançamento, em outubro de 2021, até o momento, o Banpará-Bio já disponibilizou mais de R$ 17 milhões para investimento em atividades produtivas sustentáveis no estado. A linha de financiamento, que está inserida no Programa Territórios Sustentáveis, o qual integra o Plano Amazônia Agora (PEAA), executado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), é uma das estratégias do Governo do Pará para fortalecer a produtividade no campo com a manutenção da floresta em pé. Ao todo, já foram efetivadas 101 operações de crédito, em sua maioria, para pequenos produtores rurais, incluindo agricultores familiares.
Com taxas atrativas e a possibilidade de garantia complementar oferecida pelo Fundo Garantidor do Pequeno Produtor Rural e da Indústria para Bioeconomia (FGPPIB), a linha ganha destaque com a implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), plantio e manejo de cacau, dendê e açaí, além da pecuária sustentável, incluindo como itens financiáveis aqueles associados à recuperação de passivos ambientais, à otimização do uso do solo e à melhoria da produtividade por área, o que fortalece a contenção do avanço do desmatamento.
“Ciente do seu papel como agente financeiro de desenvolvimento econômico, social e sustentável do Estado, o Banpará tem buscado constantemente a criação de linhas de crédito que verdadeiramente favoreçam a transformação social e ambiental do Pará. O Banpará-Bio nasceu com essa perspectiva de incentivar atividades pautadas na sustentabilidade, gerando crescimento para o Estado sem deixar de cuidar da atual geração e das futuras”, destaca João Bernardo Lima, diretor de Controle, Risco e Relações com Investidores do Banco do Estado do Pará (Banpará).
Pequenos e médios produtores rurais, incluindo agricultores familiares, podem acessar a linha, disponível em todas as agências do Banpará, que garante o valor de financiamento de até R$ 250 mil, tendo prazo de pagamento máximo de 12 anos e carência de até 48 meses. Clique aqui e saiba mais sobre o Banpará-Bio.