Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

HGT destaca importância do atendimento psicológico aos usuários

Serviço também é oferecido em casos de emergência, no Pronto Atendimento da Unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
05/01/2023 12h06

No ano passado, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), para otimizar o cuidado prestado aos usuários, passou a oferecer o acompanhamento psicológico aos usuários internados e, também, oferecer atendimentos, em casos de emergência, no Pronto Atendimento (P.A), propiciando assim, uma assistência ampliada e preparada para receber esse tipo de demanda. O HGT compreende a importância do atendimento psicológico, tendo em vista os possíveis sofrimentos em decorrência de uma internação hospitalar.

A psicóloga clínica Izabel Alves explica que, enquanto o objetivo da equipe médica e de enfermagem é curar a doença, o psicólogo hospitalar auxilia os pacientes e seus familiares a lidarem com a situação, prevenindo a evolução de problemas psicológicos causados pela dificuldade enfrentada, diminuir o sofrimento. A atuação desse profissional é ampla e varia de problemas mais simples até doenças graves, quando o tratamento lida com uma debilidade maior.

“Este atendimento único e humanizado realizado pelos psicólogos tem uma grande contribuição para a recuperação dos pacientes e para a qualidade de vida deles e de seus familiares. O atendimento psicológico serve para, principalmente, minimizar o sofrimento do usuário hospitalizado”, detalhou.

É importante ressaltar que o trabalho do psicólogo precisa ter como ponto de partida o fato de que, embora o paciente esteja passando por um momento crítico de adoecimento e internação, ele continua tendo uma identidade e precisa ser parte ativa em todo seu tratamento. Portanto, toda intervenção psicológica visa levar a elaborar as possíveis consequências do impacto relacionado ao adoecer, à internação e ao tratamento, bem como aos possíveis agravamentos decorrentes, trabalhando o resgate da esperança e da luta pela vida, que capacitará o paciente a lidar com as situações difíceis referentes ao seu quadro clínico, além das possibilidades e limites do tratamento.

Dados - Desde maio de 2022, o HGT já promoveu mais de quatro mil serviços de psicologia, com média de cerca 600 atendimentos ao mês.

Uma das usuárias que aprovaram o acompanhamento foi Rita Gomes, 77 anos. Para ela, o atendimento psicológico faz diferença. “Esse atendimento me ajuda principalmente pela escuta; a psicóloga me ouve, sempre muito atenciosa e gentil, isso faz diferença. Estou gostando do que ela tem feito por mim”, disse a aposentada.

Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/ Ascom HGT