Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Sedop começa a instalar passarela metálica sobre o canal do Tucunduba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/06/2018 00h00

O acesso às margens do canal do Tucunduba, em Belém, ficará mais seguro para os moradores da área beneficiada pelo projeto de macrodrenagem que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) executa na bacia do canal, para interligar os bairros da Terra Firme, Guamá, Canudos e Marco.

Entre as etapas da obra ainda em curso, a empresa responsável iniciou na segunda-feira (4) a instalação de uma das passarelas previstas no projeto, na Passagem Napoleão Laureano, no trecho 01 – com 800 metros de extensão, desde a Rua São Domingos, na Terra Firme, até a Rua dos Mundurucus, no Guamá. A passarela, exclusiva para a travessia de pedestres, tem estrutura metálica e 31 metros, permitindo a passagem sobre o canal com segurança.

A estrutura metálica chegou ao local em uma carreta, dividida em dois módulos (de 18 e 13 metros, respectivamente). Na instalação foi usado guindaste com capacidade para 135 toneladas.

O engenheiro Gilmar Mota, fiscal da Sedop, informou que a instalação da estrutura e a construção da ponte na Rua dos Mundurucus/Passagem Brasília finalizam as obras mais complexas do trecho, restando a complementação dos serviços de rede de água e esgoto.

“A utilização da passarela será possível somente após a confecção do piso – em placas pré-moldadas -, prevista já para a segunda quinzena de junho”, acrescentou Gilmar Mota.

No trecho 01, as obras prosseguem com a cravação de estacas para uma das pontes previstas no projeto. Na Passagem Brasília, a empresa já executou 50% do serviço. A estrutura, com de 31,80 metros, que permitirá o tráfego de veículos e pedestres, foi produzida em concreto protendido (tecnologia que confere ao concreto maior resistência à tração), e terá guarda-corpo, ciclofaixas e sinalização horizontal e vertical.

Histórico

Considerada a segunda maior bacia hidrográfica da capital, o Tucunduba atravessa quatro bairros: Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco.  No cronograma de serviços da Sedop, a obra foi dividida em três etapas. No trecho 01, que compreende 800 metros entre a ponte da Rua São Domingos, no bairro da Terra Firme, e a Rua dos Mundurucus, as obras estão na reta final. Já foram executados serviços de dragagem, drenagem e limpeza do canal, instalação de tubulação de esgoto econformação das paredes laterais que foram cobertas com grama, para evitar a erosão.

Além disso, também foram abertas e pavimentadas duas grandes avenidas nas duas margens do Tucunduba. A obra inclui ainda a construção de meio-fio, calçadas, ciclo faixas e a construção de três pontes de concreto e a passarela metálica agora instalada. Nessa primeira etapa estão assegurados investimentos no valor de R$ 34,2 milhões, recursos provenientes do Orçamento Geral do Estado e da Caixa Econômica Federal. A conclusão desse trecho está prevista para o segundo semestre deste ano.

O projeto contempla ainda mais duas etapas. O trecho 02 - já licitado – tem 720 metros e vai da Rua dos Mundurucus até a Passagem 2 de Junho. Nessa área, mais de 130 casas construídas irregularmente sobre o canal já foram retiradas para dar início às obras desta segunda etapa do projeto. No total, 572 famílias serão remanejadas.

A conclusão do projeto de saneamento integrado do Tucunduba só será finalizada com as obras do trecho 3, que vai da Passagem 2 de Junho até a Rua da Vileta. Essa etapa ainda será licitada. O investimento total é estimado em R$ 121,8 milhões e mais de 250 mil moradores beneficiados.