Obras de construção do canil do Corpo de Bombeiros Militar do Pará entram em fase final
Entrega do prédio vai reforçar os serviços de busca, salvamento e resgate de pessoas
A cadela RayaO primeiro canil do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) será entregue em breve pelo Governo do Estado. As obras de construção do espaço, que fica dentro do Comando Geral, na Avenida Júlio César, em Belém, estão em fase final de construção. A entrega do prédio vai reforçar os serviços de busca, salvamento e resgate.
O Comando Geral do Corpo de Bombeiros reforça que as atividades iniciais no canil serão de treinamento dos cães e da tropa. “A formação de um cão de busca, salvamento e resgate dura em média 18 meses. Outros cães serão adquiridos e também passarão por esse processo. Basicamente teremos nos próximos dois anos cães voltados a buscas de pessoas perdidas em área de selva, pessoas presas sob escombros e busca por cadáveres”, explica o coronel Hayman Apolo, comandante-geral do CBMPA.
O canil foi projetado para cinco cães. Inicialmente o local funcionará na capital, mas há previsão de expansão das atividades para os municípios de Santarém e Marabá.
Local onde está sendo construído o canil do Corpo de Bombeiros do ParáEm dezembro do ano passado, a chegada da filhote Raya, da raça rastreador-brasileiro, representou um marco na implantação da atividade na corporação. A cadela será o primeiro cão de buscas e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Raya está sendo treinada pela 3º Sargento BM Inêz Holanda para participar de buscas de pessoas vivas desaparecidas, sobretudo, em áreas de mata e de difícil acesso.
"Esse marco histórico representado no binômio 'Sgt Inez e Raya' é produto de um planejamento estrutural da Corporação e ações efetivas que a atual gestão desprende no afã de melhor servir à sociedade paraense. A Raya está sendo treinada ao mesmo tempo em que estamos construindo, dentro do Comando Geral, o canil, que abrigará ela e os próximos que virão, favorecendo o desempenho e dando condições de sustentar a atividade canina que irão potencializar nosso atendimento nas ocorrências que lhe são peculiares. Então, só temos a agradecer ao Corpo de Bombeiros Militar do Acre, que nos doou o animal, e ao empenho e dedicação de cada bombeiro militar que acredita e sempre entrega excelência em nossas atividades”, concluiu o comandante-geral do CBMPA.