Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POTENCIALIDADE

Estado amplia investimentos para consolidar o Pará como destino turístico

Inclusão nas rotas aéreas e de cruzeiros marítimos, além de participação em feiras e demais eventos do setor colocam o Estado como destaque dentro e fora do Brasil

Por Dayane Baía (ARCON)
31/12/2022 13h57

Passageiros de cruzeiros marítimos que incluem o Pará na rota de atraçõesO Governo do Pará celebra a retomada do setor turístico com a realização de eventos e ações destinados a atrair visitantes para todas as regiões, impulsionar a geração de emprego e renda, e consolidar o Estado como destino de turistas nacionais e internacionais. O titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), André Dias, avalia 2022 como um ano muito significativo para a gestão do segmento, diante dos impactos ocasionados pelas medidas de contenção da pandemia de Covid-19.. 

“Um ano de grande retomada e crescimento do turismo no Estado. O Pará está cada vez mais consolidado enquanto destino turístico nacional e internacional. As nossas ações durante a pandemia repercutiram bastante no mercado internacional. No mercado nacional também participamos das principais feiras de turismo e recebemos alguns dos principais criadores de conteúdo do Brasil, divulgando o Estado em suas plataformas, como YouTube, Instagram, TV aberta ou fechada. Sem dúvida, fizeram com que o Pará estivesse no desejo de viagem do turista nacional e internacional”, ressalta  o secretário.

Cruzeiros - Belém foi inserida na rota marítima dos cruzeiros norte-americanos, fruto do trabalho realizado com a Associação dos Operadores de Turismo dos Estados Unidos (USTOA). A capital paraense passou a integrar a rota Brazil’s Vibrant Coast (Costa Vibrante Brasileira), com saídas do Rio de Janeiro e da cidade de Bridgetown, capital da ilha caribenha de Barbados.

Voo direto para os Estados UnidosNo início de 2020, atracaram em Belém seis cruzeiros (Volendam, Prinsedam, Viking Sea, Amsterdam, MS Magellan e Amera), na temporada 2019/2020, enquanto a região do Tapajós, com Santarém e Alter do Chão, recebeu oito transatlânticos - Viking Sun, Volendam, Insignia, Seven Seas Mariner, Viking Sea, MS Magellan, Queen Victoria e Marina. Os 10 mil passageiros, que tiveram dois dias para visitar a cidade, movimentaram a economia paraense em aproximadamente R$ 3 milhões.

Investimentos - Para receber os visitantes, a Setur investe em ações de qualificação profissional, infraestrutura de turismo e articulação com mercados internacionais. “Avançamos nas obras do Centro de Convenções de Santarém, que deve ser inaugurado em 2023, além de diversas obras em orlas por todo o Pará, como a de Salinópolis e Tucuruí. Também avançamos em 21 projetos de sinalização turística, que devem ser implementados a partir do ano que vem. E também temos a retomada da malha aérea do Estado, com cerca de 20 cidades atendidas com voos regulares, além de termos restabelecido os voos diretos para Portugal e Estados Unidos, principais mercados turísticos, de forma a retomar o fluxo de turistas internacionais”, detalha o secretário.

Como resultado dessas ações, André Dias destaca a confiança que prestadores de serviço e empresas do setor depositado no Pará.  A Secretaria integra o Cadastur, sistema on-line criado pelo Ministério do Turismo (Mtur) que cadastra prestadores de serviços turísticos. Atualmente, o Pará tem 2.371 registros. “São pessoas que investem no turismo do Pará, que tem se consolidado como uma das principais atividades econômicas do Estado, gerando emprego e renda. Também avançamos em qualificação de pessoas, cada vez mais aptas a conduzir o turista em trilhas, caminhadas, observação de aves, e a receber os turistas em seus meios de hospedagem, restaurantes, entre outros”, informa o secretário.Belezas naturais e cultura diversificada fazem do Pará referência em turismo na Amazônia

O governo do Estado também atua de forma integrada em iniciativas e eventos que fortalecem o turismo na região. “Além dos nossos eventos de apoio à comercialização e divulgação do turismo e da gastronomia paraense, como o Tempero de Origem, com duas edições em 2022 muito bem sucedidas”, exemplifica o secretário.

Eventos de destaque nos últimos quatro anos com apoio da Setur

Praia Limpa, praia linda - O projeto promove a retirada de resíduos sólidos das praias e balneários do Pará durante o veraneio, incentivando a mudança de atitude dos frequentadores o turismo consciente e sustentável. A ação teve a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Instituto Manguezal e Alachaster.

As ações ocorreram nos municípios de Belém (distrito de Mosqueiro), Salinópolis, Bragança e Maracanã (no Nordeste), e Soure e Salvaterra (no Marajó). Foram distribuídos água, alimentos, 100 jogos educativos, bonés e camisas aos voluntários e servidores. Durante as ações houve apresentações de carimbó e distribuição de sacos para coleta de resíduos.

Tempero de Origem no Parque da ResidênciaTempero de Origem - O projeto promoveu e fomentou o turismo gastronômico por meio da produção tradicional e suas cadeias produtivas. Produtos certificados com registro de identidade geográfica, como o queijo do Marajó e a farinha de Bragança, foram comercializados no evento, bem como frutas, incluindo cacau e seus derivados, café, licores e doces. O evento reuniu 11 restaurantes, 24 produtores da agricultura familiar de diversas regiões do Estado, apresentações musicais e 16 chefs, que elaboraram suas receitas na cozinha-show montada na Estação Gasômetro, no Parque da Residência.

Bioeconomia – O Fórum Mundial de Bioeconomia ocorreu entre 18 e 20 de outubro, na Estação das Docas, em Belém, tendo a Baía do Guajará como cenário e a diversificada gastronomia regional no protagonismo. Participaram de forma presencial o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão; os governadores do Pará, Helder Barbalho, e do Amapá, Waldez Góes; o fundador do Fórum, Jukka Kantola; secretários de Estado do Pará de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Turismo, Comunicação, Cultura e de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca; representantes de comunidades tradicionais, cientistas, estudantes e empresários.

Estande na FITA, na Estação das Docas FITA – A nona edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia, considerada a maior feira de Turismo do Norte do País, foi realizada no Armazém das Feiras, na Estação das Docas. O evento reafirmou o compromisso de promover e integrar os destinos e atrativos turísticos, atrair operadores e agentes de viagem e fomentar o turismo na região Norte do Brasil. O tema de 2021 foi “Conectando negócios na Amazônia”.