Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INSERÇÃO

No Centro de Inclusão, Casa Funcional incentiva autonomia de pessoas com autismo

Atividades da vida diária em ambiente doméstico integram as terapias adotadas pelos profissionais do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista

Por Governo do Pará (SECOM)
29/12/2022 18h34

Após o preparo na cozinha da Casa Funcional, todos saborearam a salada de frutas Serviço de intervenção terapêutica, a Casa Funcional, administrada pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, incentiva a independência e autonomia de pessoas com autismo a partir de Atividades de Vida Diária (AVD), com ênfase no ambiente doméstico, e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD), destinadas à inserção dos usuários na comunidade, inclusive no mercado de trabalho. São terapias que contribuem para quebrar as barreiras do preconceito e promover inclusão.

Com o apoio permanente da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), o ambiente foi criado a partir de estudos técnicos baseados em práticas com evidências científicas para o autismo.

É uma casa com todos os cômodos, objetos e um ambiente totalmente real, para que o usuário possa ser estimulado a aprender e realizar as tarefas do dia a dia com êxito. “A Casa simula o mais próximo possível a realidade vivenciada pelo usuário, trabalhando as questões de AVD/AIVD e habilidades sociais. A terapia recebe um reabilitando autista que tenha um repertório de habilidades básicas já pré-estabelecidas e adquiridas. Ele precisa saber reconhecer, por exemplo, o que é um prato e qual finalidade o objeto possui. Ainda, deve ter ciência que um copo é para beber um líquido e não para pôr um objeto, como guardar uma caneta”, explica Leonardo Lucas, terapeuta ocupacional e supervisor Técnico do Natea.

O profissional ressalta que a terapia estimula atividades básicas, proporcionando autonomia para desenvolver “uma boa higiene pessoal e o preparo de alimentos. Quando houver um almoço em família, o reabilitando saberá arrumar a mesa e, logo depois, ter a consciência de ajudar a lavar e aguardar a louça”. A Casa atua neste aspecto tanto no trabalho de atividades sociais de interação, quanto em processos de AVD.

Usuários aprendem a importância de manter o ambiente limpo e arrumadoAprendizado - Além de fazer parte do grupo de reabilitandos do Natea, Carlos Azevedo, 28 anos, também integra o quadro funcional do CIIR. Há quase um ano trabalhando como assistente administrativo no Centro, ele conta que participa das atividades “antes de começar a trabalhar no CIIR. Com a minha admissão, foi uma maravilha que Deus fez na minha vida. Uniu o útil ao agradável. A Casa Funcional é muito prazerosa para mim. Trouxe aprendizado doméstico e muita interação com os demais. Eu sabia realizar as tarefas de casa, mas a terapia me fez aprimorar. Um quesito da Casa que eu aprendi foi cozinhar”.

Carlos diz que aprendeu a produzir vários pratos, e a ensinar em casa aos familiares. “Quando falei desta terapia para a minha mãe, ela adorou a ideia pra eu participar, pois já planejou eu ajudá-la em casa. Já montei vários pratos saborosos e dou dicas para ela, sempre”, conta o usuário, estampando com um largo sorriso o bem que a Casa Funcional produz em sua vida. 

Nesta quinta-feira (29), uma das propostas de AVD conduzida pelos terapeutas foi o preparo de salada de frutasAtividades rotineiras, como lavar louça, fazem parte das terapias

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade às pessoas com deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado, conforme o perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg). 

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 4042-2157 / 58 /59.

Texto: Pallmer Barros – Ascom/CIIR