Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Em clima de Natal, o Hospital Ophir Loyola realiza ação especial para pacientes.

Por Governo do Pará (SECOM)
21/12/2022 17h41

Quarteto de cordasCom o intuito de trazer o clima natalino para dentro do Hospital Ophir Loyola (HOL), a instituição realizou nesta quarta-feira (21), por meio do “Espaço Acolher”, uma ação especial de Natal. A iniciativa animou e emocionou pacientes, familiares e servidores durante o acolhimento. A programação contou com a participação voluntária da Soprano e professora de música Ritielly Santos, bem como do Quarteto de Cordas, da Fundação Carlos Gomes, e do Coral Blindados, que cantou músicas natalinas e louvores, levando mensagem de paz a todos.

Para Ritielly, doar um pouco do seu tempo e dom para os pacientes remete gratidão e esperança que sente por estar em um ambiente hospitalar. "Trazer alegria, esperança e amor nessa época de Natal através da música é uma forma de agradecer e, ao mesmo tempo, meu coração se preenche de muito amor. Minha mãe é paciente do HOL, minha avó também já fez tratamento aqui, este hospital faz muito pela gente, então é uma forma de agradecimento”, ressaltou.

Há dois anos, o “Espaço Acolher” promove atividades artesanais, lúdicas e de musicalidade. A estratégia de enfrentamento à doença promove uma mudança no ambiente terapêutico, tornando-o mais divertido, descontraído e humanizado, favorecendo um melhor apoio ao tratamento. A coordenadora do “Espaço Acolher”, Zoê Cotta, a assistente social Laudilene Gonçalves, e o servidor Mateus Duarte, foram os principais organizadores do evento e conseguiram levar emoção à programação natalina. 

De acordo com Laudilene o período natalino é uma festividade importante, pois desenvolve sentimentos positivos de amor, fé e esperança, o que não pode faltar com o próximo. “O Natal representa o nascimento de Jesus, Ele é a nossa representação de amor. A ação é realizada no ambulatório, quimioterapia e na Unidade de Atendimento Imediato (UAI) para mostrar aos nossos pacientes que, mesmo no cenário doloroso, existe esperança e fé. Praticar gestos positivos é o que nos leva para frente. O prazer de ver o sorriso do paciente agradecendo pelo momento e pelo acolhimento, nos faz feliz e satisfeitos”, afirma a assistente social. 

Kaline Valente, violoncelista do Quarteto de Cordas da Fundação Carlos Gomes, destaca que participar de um evento humanitário neste momento natalino pós-pandemia é gratificante. “A gente tenta trazer alento, paz e harmonia por meio da música para quem está assistindo e para quem está hospitalizado. Confortar o coração dos pacientes é a nossa maior missão nesse momento”, acentuou a Kaline.

Além da manhã repleta de música e animação, também houve a participação da escritora Ivanda Costa, 25 anos, com a distribuição autografada da sua obra intitulada “Saudades”. A autora escreveu o livro em homenagem ao seu irmão, Ivando Costa, que perdeu a luta contra a leucemia em 2011. Para ela, voltar ao HOL e apresentar o seu exemplar significa reviver memórias.

Ecritora Ivanda Costa"Desde os 13 anos, os meus pais me incentivam a criar histórias e, no mesmo período, o meu irmão fazia tratamento contra o câncer aqui no Ophir com apenas 5 anos. Através do projeto Prosseguir, que era realizado aqui, ele aprendeu a ler e a escrever, fazendo com que ele gostasse bastante de histórias. Como não tínhamos muito acesso aos livros, eu comecei a criar para que ele pudesse ler e ouvir. Foi graças a ele que o meu estímulo em ser escritora nasceu. Entrei na minha graduação em Letras e, em 2021, lancei o livro em homenagem a ele. “Saudades” é uma maneira de lembrar tudo que vivemos juntos com alegria”, contou a escritora.

Texto: Viviane Nogueira - Ascom Hospital Ophir Loyola